Eleições 2012: Plano de segurança deve ser divulgado no final de setembro

O plano de segurança envolvendo medidas das Polícia Militar (PM) e Federal (PF) em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para assegurar tranquilidade no dia da eleição está previsto para ser divulgado alguns dias antes do pleito, que acontecerá dia 7 de outubro. Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal, Cléber de Castro Cruz, no dia 26 de setembro, quando possivelmente o plano deverá estar concluído, as ações acertadas conterão “não apenas a segurança das instituições, mas a garantia do poder de polícia” da Justiça.

Este ano a PF, responsável por investigar crimes eleitorais, fez um pedido formal ao TRE para receber treinamento específico. De acordo com Cruz, o treinamento visa “contextualizar” os profissionais que serão deslocados da Capital para o Interior para que possam agir com mais propriedade nas regiões onde forem destinados, afirma Cruz. Embora ainda não haja data precisa, as palestras devem acontecer ainda no mês de setembro.

Em reunião na sede do TRE no último dia 21 de agosto, o delegado Janderlyer Gomes, que coordenará os trabalhos da PF, anunciou a criação de 22 bases de operação nos municípios do interior do Estado. Um delegado será destacado para acompanhar junto à Corregedoria os casos que surgirem.

O TRE preparou também uma cartilha com orientações para a PM. Segundo o relações públicas da instituição, o tenente-coronel Fernando Albano, reuniões semanais internas estão sendo realizadas para concluir o plano em tempo hábil. TRE e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado afirmam estar se reunindo para acertar ponteiros sobre o assunto.

Em junho deste ano, a Polícia Militar divulgou o reforço de 9.200 homens para a segurança no período eleitoral este ano. Dois mil policiais a mais do que no ano passado.

Ocorrências
Cruz explica que cabe aos juízes comunicar ocorrências e solicitar à Corregedoria assistência policial. O “acirramento de ânimos” que geralmente acontece nas eleições municipais no Interior deixa o controle da ordem mais difícil, avalia o juiz.

Os juízes das comarcas de Icó, Tianguá e Iguatu requisitaram reforço policial antecipado para essas eleições. Entretanto, até agora, a campanha nas cidades tem apresentado ocorrências pontuais.

Propaganda irregular, compra de votos e desobediência a ordens judiciais são alguns dos problemas recorrentes.

Alan Santiago

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis