Eleições 2012: Pesquisa muda ritmo de campanha em Juazeiro

A disputa eleitoral para o cargo majoritário em Juazeiro do Norte passa a ter um novo ritmo, com o resultado da primeira pesquisa de intenções de votos, contratada pelo Sistema Verdes Mares (TV Verdes Mares) ao Ibope, dando ampla maioria para o candidato, deputado federal Raimundo Macedo (PMDB), Raimundão, com 63% das intenções de voto.

A surpresa maior veio com o resultado do candidato da situação, Manoel Santana (PT), com 16% dos votos válidos e 58% de rejeição. Já o candidato Demontieux Fernandes (PSOL) ficou com 7% dos votos e 25% de rejeição. Pela primeira vez neste ano, Juazeiro terá propaganda eleitoral pela televisão, e esse novo recurso midiático poderá ser um diferencial para os candidatos. A TV Verdes Mares Cariri, da terra do Padre Cícero, é a mais nova emissora de televisão que integra o Sistema Verdes Mares.

Há um mês e dez dias de campanha em Juazeiro do Norte, o candidato à frente nas pesquisas, Raimundo Macedo, não se mostrou surpreso perante o resultado que o coloca em liderança absoluta diante dos outros dois candidatos. Segundo ele, as eleições para deputado federal já deram um sinal significativo desse resultado, com 43.310 votos, o que representou a maior votação para o cargo na cidade. “Essa realidade vem se mantendo em número crescente”, diz. Raimundão afirma que, para o seu opositor, realmente deve ter sido uma grande surpresa.

Mesmo com os números favoráveis à sua candidatura, Raimundo Macedo continua no mesmo ritmo de campanha, que só terminará nas vésperas da eleição municipal. O postulante ainda ressalta que a propaganda eleitoral pela TV será avaliada após os 10 primeiros dias de realização. “Quero continuar com o mesmo nível de campanha”, diz o candidato do PMDB.

Comitê
O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, afirma que há cerca de 15 dias iniciou a campanha na cidade e somente ontem inaugurou a sede do comitê do partido. Ele questiona os números que foram apresentados pelo Ibope. Logo que a pesquisa foi divulgada, Santana destacou no perfil que tem na rede social Twitter que era apenas o primeiro “round” da disputa. “Vamos ter uma definição mais clara, quando começar os programas de televisão, iniciar a prestação de contas e mostrarmos tudo que fizemos, além de nos defendermos das acusações e mentiras que foram feitas contra a gente nos últimos três anos”, disse o gestor do município.

Nessa segunda etapa, ele afirma que o eleitor vai ficar mais à vontade para poder tomar uma decisão. Quanto ao atual índice de rejeição, Santana atribui a uma campanha contra a sua pessoa. Conforme ele, essa rejeição não bate com as informações que possui e nem com o que tem encontrado nas ruas da cidade. “Tenho uma boa aceitação por onde passo, sou muito bem recebido e bem acolhido”, ressalta. Para o candidato, a verdadeira pesquisa se apresenta no dia 7 de outubro. Santana afirma que continuará com a mesma linha de atuação da sua campanha, fazendo visitas domiciliares, conversando com as pessoas e prestando contas do trabalho, além de mostrar a realidade do seu governo em relação ao anterior.

O candidato em terceiro lugar na pesquisa, Demontieux Fernandes, fez uma avaliação positiva da pesquisa e diz que a sua rejeição, em 25%, é por conta do desconhecimento do seu nome na cidade. Para ele, chegar a 7% das intenções de votos, caminhando pela cidade e sem recursos para investir em campanha, é um grande resultado nessa primeira etapa. O candidato aposta agora nos 3 minutos e 28 segundo de tempo disponível na televisão, para poder passar suas propostas. “Esse espaço será muito bem aproveitado, com ideias objetivas, levando as condições viáveis de realizá-las”, afirma o candidato Demontieux.

Atrapalhar
Mesmo com o menor tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV, contra os 15 minutos e 32 segundos do PMDB e os 10 minutos e 34 segundos do PT, Demontieux diz que vai fazer a diferença com suas propostas. “Muito tempo, ao invés de ajudar, pode acabar mesmo atrapalhando o candidato”, diz.

Para eleitores ainda indecisos, os números do Ibope, por meio da pesquisa encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa não foi surpresa para esse momento da campanha. A restauradora Lídia Maria da Silva acreditava que a rejeição ao candidato da situação pudesse ser ainda maior. Segundo ela, há muitos problemas na cidade, principalmente relacionados ao atendimento à saúde e as obras que foram iniciadas e ainda estão por concluir.

O comerciante Aluisio Alves dos Santos afirma que está muito descrente da política na cidade. Para ele, poderiam ter sido realizados mais trabalhos principalmente na área social, mas considera uma estagnação nesse setor. Ainda critica a saúde e a educação, e a falta de projetos para a juventude. Segundo ele, mesmo com a alta rejeição do candidato poderá haver uma reviravolta, já que a política de Juazeiro, nos últimos anos, tem se caracterizado por grandes surpresas. “Até lá, muita coisa poderá acontecer”, completa.

Fonte: Diário do Nordeste 

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