Eleições 2012: Pesquisa causa surpresa em Crato

Todos os candidatos à Prefeitura do Município do Crato, no Sul do Ceará, ficaram surpresos com os números apresentados pela pesquisa do Ibope, contratada pelo Diário do Nordeste, publicada na edição de ontem. Segundo o levantamento, a preferência apontada pelos eleitores é de 54% das intenções de votos para o empresário Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos (PMDB), registrado na Justiça Eleitoral como "Ronaldo da Cerâmica". Por equívoco, na Capa do Jornal, ontem, o líder da pesquisa foi apontado como se fosse candidato do PSDB. Ele é filiado é ao PMDB.

O segundo colocado é Cícero Luiz Bezerra França (PV), apoiado pelo atual prefeito Samuel Araripe e indicado por 18% entrevistados. Já o candidato Antônio Roque de Araújo (PSB) obteve 6% das intenções de votos, o mesmo percentual que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco Marcos Bezerra Cunha.

Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos avaliou que a pesquisa foi positiva para sua candidatura e, baseado no índice de avaliação negativa da atual administração, em que 51% da população diz que a gestão é ruim ou péssima, Ronaldo disse que o estudo reflete o sentimento de mudança que a população cratense vem buscando nos últimos anos. "Desde as primeiras horas do dia de ontem, recebi ligações me parabenizando. A gente sente o desejo da população em mudar. Essa pesquisa reflete o sucesso de todo o nosso trabalho, que será transferido para a administração pública em uma gestão de confiança e credibilidade", afirma o candidato.

O postulante pelo PV, Dr. Cícero, questiona os números da pesquisa. De acordo com ele, os dados não mostram a realidade concreta e nem conferem com os números das pesquisas internas, realizadas semanalmente, por institutos contratados pela sua coligação, onde a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Cícero França afirmou que sua campanha vai continuar com a mesma programação de caminhadas, quatro reuniões com os seguimentos da sociedade e uma hora de debate diário, através da internet, em sua página na rede social Facebook. "Em 2004, as projeções no Município também não conferiram com o resultado da eleição. Para mim, essa pesquisa não representou as reais intenções de voto da população. A gente tem outros levantamentos", conta.

Retrato
Para Marcos Cunha, candidato pelo PT, a pesquisa é um retrato do momento político na cidade. Ele também afirmou que realizou pesquisas anteriores e que seus índices de aceitação eram mais favoráveis. No entanto, vai discutir novas estratégias de campanha e avaliar os pontos negativos apontados na pesquisa. Na prática, Marcos Cunha quer divulgar suas propostas e debatê-las com a sociedade.

O candidato diz que seu índice de rejeição é baixo e que, diante do trabalho que vem realizando, esperava aceitação superior a 15%. "Acho que a pesquisa é um instrumento de avaliação, mas não deve ser usada como uma ferramenta eleitoral. Temos não somente um candidato, e sim uma projeto para a cidade. Esse é o nosso desafio político, onde precisamos construir a cultura do fazer acontecer", afirma.

Já o candidato Antônio Roque (PSB) disse não saber avaliar o resultado apontado pelo Ibope. Segundo ele, a pesquisa é totalmente contrária aos dados coletados por outros institutos contratados pelos candidatos. Há 15 dias, a campanha de Roque teve novos investimentos. No entanto, diante dos resultados negativos, o candidato afirma que irá buscar apoio junto à população.

"É de admirar esse resultado da pesquisa. Eu nunca tive uma rejeição tão alta e não aconteceu nenhum incidente que pudesse dobrar esses números. Não posso avaliar o porquê desse resultado. Mas, vou tentar revertê-lo".

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis