Crato (CE): Festa da padroeira começa nesta quarta-feira com grande carreata pela cidade

Com a participação de cerca de 70 mil pessoas, será aberta nesta quarta-feira, às 18h30, na cidade do Crato, as comemorações da festa da padroeira do Município e da Diocese, Nossa Senhora da Penha. Uma grande carreata saindo do Estádio Mirandão, em direção ao centro da cidade, abre os festejos alusivos à santa, que começam hoje e vão até o dia 1º de setembro.  O tema da festa este ano é: “Com a Mãe da penha acolhemos Jesus, nossa Alegria”. O cortejo passará por várias paróquias da cidade, em direção à Sé Catedral, onde haverá hasteamento das bandeiras e palavra de abertura, com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Panico. O primeiro noitário será em louvor aos motoristas, mototaxistas e motoqueiros.

Uma grande programação será cumprida nos próximos dias em louvor à Nossa senhora da Penha. A festa, em sua abertura, coincide com o encerramento da Semana do Folclore, em comemoração ao Dia do Folclore, com grande cortejo dos grupos pela cidade, encerrando na praça da Sé, com as apresentações.

Este ano, a festa terá o espaço da praça da Sé disponibilizado para a população. Recentemente inaugurada, possibilitará o maior fluxo de pessoas pelo espaço. A parte social da festa é realizada de frente a paróquia.  Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco da matriz de Nossa Senhora da Penha, todos os dias, a partir da 5h30, será iniciada a programação com a caminhada mariana, as missas diárias, ofício da Imaculada Conceição, novena e benção do santíssimo, às 19 horas.

De acordo com o padre Edmilson, este ano a passagem da imagem da Santa acontecerá pelas paróquias da cidade, começando pela igreja de São Francisco, no Pinto Madeira, e encerrando na Sagrada Família. No dia 25 será realizada carreata na Ponta de Serra. Ele afirma que ao longo do novenário, a busca será de refletir à luz da palavra de Deus e os acontecimentos que marcaram a vida de Maria no plano divino da salvação.

A grande procissão, segundo o pároco, acontece com a participação de cerca de 40 mil pessoas, pelas principais ruas da cidade, a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue, saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e Sé Catedral. Durante a programação social, será realizada quermesse, com bingos e leilões, todos os dias.

Devoção à N. S. da Penha
A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.  A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção a Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro. A santa é também padroeira da Diocese e a festa acontece dentro do triênio para o centenário. A Catedral da Sé completa 98 anos e 244 como paróquia.

Semana do Folclore será encerrada com cortejo pelas ruas do Crato
Será encerrada nesta quarta-feira, com cortejo pela cidade do Crato, a Semana do Folclore, realizada por meio da Fundação Mestre Elói, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Vários grupos de tradição popular estarão desfilando pelas ruas da cidade, saindo da RFFSA a partir das 16 horas, em direção a praça da Sé, onde haverá apresentações de vários grupos no encerramento da festa. As comemorações alusivas ao Dia do Folclore foram iniciadas no último dia 19 de agosto, no domingo, com apresentações de grupos na praça da Sé e homenagens. Há mais de 50 anos, o Crato segue a tradição da cultura popular, incentivada e fortalecida por meio do trabalho do mestre Elói, seguida hoje com a fundação que recebeu o seu nome, que tem como presidente o seu filho, Catullo Teles, que dá continuidade ao legado. Os grupos nesse período realizam participação espontânea, sob a coordenação e organização da entidade.

Elizângela Santos

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis