Comentário político do Cariri - Por: Sandro Leonel*

NEPOTISMO
Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.

Os políticos abusam de contratar parentes. A mulher vira secretaria de ação social , o filho secretário de Saùde , o irmão secretário de obras etc.É crime.Todos sabem, e quem deveria julgar estes casos, o que faz? Dizem que criosidade matou o gato e é verdade, mas vamos lá. Descobri que no judiciário, Desembargadores e Juízes contratam parentes. Esse tal de Nepotismo, engorda a conta bancária de muita gente, e é uma chave muito boa pra arrombar cofre público. Nepotismo é um nome muito bonito, para descrever uma atitude muito desonrosa. Pratica de Nepotismo é prática de roubar dinheiro público, dinheiro de imposto pago por cidadãos honestos.

A Constituição Federal, através do artigo 37, prega que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser seguidos na contratação de funcionários no serviço público. Através deste artigo, fica explícito o caráter inconstitucional do nepotismo. No entanto, isso não impede que os municípios criem suas próprias leis para reforçar a proibição da prática. É importante ressaltar que nepotismo não é crime mas é imoral contratar familiares.

EDUCAÇÃO ZERO, RESPEITO AO CÓDIGO DE TRÂNSITO JAMAIS!
Quando teremos providência dos órgãos públicos no tocante ao trânsito em frente às escolas particulares da região do Cariri? Na frente das escolas ocorre um festival de infrações perante aos agentes de trânsito que se encontram lá para contribuir com os delitos. Carros na faixa de pedestres, fila dupla, motoristas sem cinto, menores conduzindo motos, etc...

Quer observar isso? Dá uma olhada, por volta de 06:40 até as 07:25: Colégio Paraíso Juazeiro do Norte-CE, Colégio Objetivo Juazeiro do Norte-CE, Colégio Batista Juazeiro do Norte-CE e Colégio Pequeno Príncipe Crato-CE.

CLIMA DE JÁ GANHOU
Nos bastidores da campanha de Ronaldo Matos (PMDB) em Crato, o clima de já ganhou de seus apoiadores é notório, pois os mesmos já confirmam até o secretariado. Durante a semana os boatos tornaram-se fortes por alguns nomes. A Secretaria de Cultura será ocupada pelo respeitado promoter André Lacerda e a Secretaria de Administração já tem nome certo, o competente gestor Laercio Teles.

DESPRESTIGIADO
O candidato Gerlânio (PSB) Nova Olinda enfrenta problemas para receber apoio do governador Cid. No Palácio da Abolição se fala muito que o candidato do PSB em Nova Olinda é descomprometido com os ideais dos Ferreira Gomes, e tem a desconfiança de vários aliados do governador no Cariri, pois não tem cacife eleitoral e muito menos financeiro. Assim no Palácio da Abolição o candidato Ronaldo (PSD) ganha espaço e pode ter o apoio dos Ferreira Gomes, já que  Afonso prefeito atual e seu mentor político é aliado de Cid também.

FUGA DE DEBATES
Muito se fala que as coordenações das candidaturas do PMDB em Crato e em Juazeiro do Norte tentam de todo jeito conter os debates. Por que estes coordenadores não querem os debates? Será se por falta de propostas concretas para as cidades ou por algum ilícito promovido? Na verdade é que o debate é salutar e contribui para que o eleitor possa definir seu voto.

SEM RUMO
A candidatura de Neta do (PR) em Jati enfrenta vários problemas, um deles é explicar aos seus eleitores o por que de seus mais próximos apoiadores serem visto frequentemente na cidade de Juazeiro do Norte com reuniões com o pessoal do grupo de Arlindo (PP). O articulador político Cael, filho de Arlindo, é visto com frequência jantando ou almoçando com apoiadores de Neta. Segundo os coordenadores de Luciano (PRB) a vontade de muitos do lado de Neta andam mudando de lado.

DIFICULDADE
A direção estadual do PT anda fazendo muitas contas sobre a possibilidade de ter um representante no legislativo cratense para o próximo mandato. Em várias pesquisas feitas o PT não tem nenhum nome entre os 19 cadeiras da próxima legislatura.

FORTALECIDO
O candidato Evanildo (PT) anda feliz com os rumos de sua campanha. Apoiadores fortes aderiram a sua campanha depois do problema de saúde e desistência de Maninho.  Alguns apoiadores de Maninho com sua desistência embarcaram na campanha do petista.

SEM EXPLICAÇÃO
O PT de Missão Velha até agora não explicou a executiva estadual do partido o porquê da candidatura de Dr. Tardini na cidade receber o apoio e os ditames dos maiores adversários do PT em nível nacional. (PSDB, PPS e DEM)

CIVILIDADE
Assim foi vista a atitude dos candidatos a prefeitura do Crato, Dr.Cícero (PV) e Roque (PSB) no encontro que tiveram no sítio Brea. Os dois se trataram de maneira respeitosa como seus aliados e até bateram fotos. Diferente dos empurrões e até tentativa por parte de seguranças de Ronaldo Matos (PMDB) de puxar armas no episódio da Vila Padre Cícero.


* Artigo publicado mediante autorização expressa do autor. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis