Barbalha (CE): Dia do Folclore é comemorado

O Dia Nacional do Folclore se comemora nesta quarta-feira, 22 de agosto. E para marcar a data, a Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com a Secretaria de Educação, fez um desfile folclórico que contou com a participação dos grupos da cultura popular de Barbalha.

O desfile que saiu do Largo do Rosário passando pela Rua do Video e finalizou na Praça Filgueira Sampaio (Praça do Calçadão), houve a presença das bandas cabaçais e dos grupos Para folclórico que são mantidos pela Secretaria de Educação do município.

Os grupos Para Folclórico são formados por jovens adolescentes das escolas da rede municipal de ensino e, e são coordenados pela folclorista e professora, Celene Sá Queiroz.

Barbalha é conhecida no país inteiro, pela tradição de suas raízes culturais. São grupos folclóricos que carregam suas tradições há mais 100 anos como é o caso dos Penitentes dos Irmãos da Cruz do sítio Cabeceiras e as incelencias, grupos de reisados e maneiro pau, dança do Pau de Fitas e dança do côco. São grupos extraordinários e que representam toda uma cultura popular através de seus componentes que se orgulham em mostrar o que eles têm de melhor da cultura barbalhense.  

Todos os povos possuem suas tradições, crenças e supertições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas entre outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis