Sisu: Prazo para matrículas não deve ser prorrogado

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou ontem não ver necessidade de prorrogar o prazo para a matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas universidades federais.

"Estamos acompanhando todas as situações. Como os prazos vão até o dia 9 de julho e as universidades estão tomando as medidas necessárias, até o momento não há nenhuma necessidade de prorrogação", afirmou Mercadante após a posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O processo da matrícula foi afetado pela greve de servidores das instituições federais, que paralisaram os trabalhos no dia 11 de junho. Docentes federais também decidiram cruzar os braços para pressionar o governo a fazer mudanças no plano de carreira da categoria.

Na semana passada, o Ministério da Educação afirmou, em nota, que cinco universidades apresentavam problemas para realizar a matrícula dos alunos. "O MEC faz o acompanhamento das matrículas, caso a caso, e orienta as universidades que enfrentam problemas mais agudos com o movimento grevista dos funcionários para que lancem mão do sistema eletrônico de matrículas - pela internet", diz trecho da nota.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, passou a adotar esse mecanismo. Em nota no site da universidade, a instituição informa ter suspendido o processo tradicional de matrícula do Sisu na última sexta e que, a partir de ontem, elas começaram a ser feitas por meio de uma ferramenta eletrônica. A UFC disponibilizou 1,4 mil vagas de graduação. No país, foram oferecidas cerca de 30 mil.

O Sisu unifica a oferta de vagas em universidades públicas, permitindo que sejam disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, 642 mil candidatos participaram da disputa de cerca de 30 mil vagas.

ProUni
A seleção para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) recebeu 874.273 inscrições de 456.973 candidatos, segundo dados divulgados ontem. Cada estudante escolheu até dois cursos até as 23h59 de segunda, concorrendo a 90.311 bolsas.

Gastos
O ministro voltou a questionar ontem a decisão da comissão especial da Câmara dos Deputados de aumentar os gastos em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, são destinados 5% do PIB.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis