Senhora Sant´Ana é festejada até hoje

Católicos de 11 Municípios do Ceará, Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota celebram, até hoje, novenário em louvor a Senhora Sant´Ana, mãe de Maria Santíssima. Fé e devoção mobilizam milhares de fiéis nas paróquias. Os festejos religiosos começaram no último dia 17 e incluem alvorada, caminhada, celebração de missas, novenas e realização de quermesses. Dos Municípios que adotaram Senhora Sant´Ana como padroeira, dois são sede de Diocese, Iguatu e Tianguá.

A fundação da paróquia de Iguatu, que se desmembrou da antiga São Mateus (hoje, Jucás), comemora 181 anos, mas os festejos em louvor à padroeira começaram há 283, com a chegada da imagem da santa esculpida em madeira. A celebração é campal e reúne, a cada noite, cerca de três mil devotos, ao lado da Igreja Matriz.

A novidade neste ano foi a realização ontem do show de músicas religiosas, com o padre Fábio de Melo. O pároco Carlos Roberto Alencar disse que o novenário é uma festa da família. "É um momento de confraternização e de renovação da fé". Hoje, feriado municipal, haverá tradicional procissão, show e uma bênção especial para as avós e avôs, pois esta data é dedicada ao casal de santos, Joaquim e Ana, que são os pais da Virgem Maria. A caminhada com o andor da santa deve reunir cerca de 20 mil fiéis.

O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, ressaltou a característica religiosa da festa. "É um exemplo para outras paróquias", disse. Ele observou que essas festas significam uma maior participação, aproximação das pessoas, reencontro, momentos de reflexão da palavra de Deus e uma caminhada nos ensinamentos de Jesus. Reza a tradição que Senhora Sant´Ana exerceu o papel de mãe educadora na fé de Maria.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis