Mesmo com proibição da Anatel, chips da TIM são vendidos no Ceará

Alguns pontos de revenda da operada TIM, em Fortaleza, continuam vendendo chips da operadora nesta segunda-feira (23), mesmo com a proibição imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na quarta-feira (18). O G1 esteve em quatro bancas de jornais no Centro da cidade e, em dois, encontrou disponibilidade de vendas. Nenhum deles apresentava placas sinalizando a proibição da Anatel, como determina o texto da medida.

Em uma das bancas que é ponto de revenda de chips, o comerciante primeiro realizou a venda e, somente depois, disse que não seria possível cadastrar por causa da proibição da Anatel. O vendedor afirmou ainda ter adquirido os chips antes da determinação, não podendo ficar com o prejuízo.

Em uma segunda banca, o comerciante disse que poderia vender o chip, mas avisou ao repórter do G1 que o cadastro estava suspenso e ele não funcionaria. Em outros dois pontos, os comerciantes disseram que não poderiam realizar a venda devido a proibição da Anatel.

Loja Oficial TIM
Em uma loja oficial da TIM, localizada na Avenida Barão de Studart, os chips não estavam sendo comercializados cumprindo a determinação da Anatel. Mas a unidade também não apresentava a placa que informava sobre a proibição aos clientes. Segundo a vendedora que atendeu o repórter do G1, a proibição “já estava sendo muito noticiada desde a semana passada”.

Anatel
A operadora TIM, além do Ceará, foi proibida de vender os chips em outros 19 estados brasileiros devido ao crescente número de reclamações dos usuários. A agência reguladora determinou uma multa de R$ 200 mil por dia e por cada estado em que a medida for descumprida. A restrição também se aplica a vendedores independentes como bancas de jornal e camelôs. A Anatel informou que vai monitorar o cumprimento das medidas por meio do sistema eletrônico de informações das operadoras, ao qual já tem acesso.

Consumidor
De acordo com o promotor do Porgrama Estadual de Defesa do Consumidor, Antônio Carlos de Azevedo, as bancas de jornais e quiosques que revendem chips da TIM também são responsabilidade da operadora. Segundo ele, as revendas funcionam como "extensão" da empresa, portanto, a TIM pode ser multada pelas vendas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis