Juazeiro do Norte (CE): Praça do Socorro não está pronta para festa

A obra da Praça do Socorro não estará concluída até as comemorações dos 101 anos deste Município e dos 78 anos de morte do Padre Cícero. A solução encontrada para acolher as milhares de pessoas que vêm a Juazeiro neste período foi abrir parte do Largo do Socorro, onde já está afixado grande parte do calçamento em piso intertravado, de 18 a 22 de julho, quando se cumpre a programação oficial de comemoração de aniversário.

A obra da Praça do Socorro faz parte de um conjunto de melhorias na infraestrutura turística da cidade, denominada Roteiro da Fé, por meio do projeto Cidades do Ceará. Estão sendo investidos R$ 4,8 milhões no projeto, e as praças de maior movimentação durante as romarias estão sendo revitalizadas, com inclusão de sinalização, nova iluminação nos espaços e urbanização paisagística.

Projeto
O projeto foi iniciado na Praça dos Franciscanos, no dia 7 de fevereiro. A primeira praça a ser inaugurada será a José Geraldo da Cruz, conhecida com praça das Cacimbas. De acordo com a Secretaria de Turismo e Romarias, os detalhes para a inauguração estão sendo ultimados.

A comemoração dos 101 anos do Município de Juazeiro do Norte conta com o lançamento dos 100 cordéis em homenagem à cidade. Serão 50 inéditos, com os xilógrafos contemporâneos, e mais 50 reedições, inclusive de clássicos. O lançamento da Coleção Centenária dos Cordéis acontecerá no dia 20, com a participação de artistas da cultura popular e show cultural. Serão 100 mil exemplares.

Às 6 horas do dia 20 de julho, a missa do Padre Cícero atrai milhares de pessoas, por marcar a data dos 78 anos de morte do sacerdote. Segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, por conta da grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, será importante acontecer a abertura do espaço.

Para isso, foram intensificas as obras no sentido de haver condições mínimas de recepção dos fiéis. No local, é montado o palanque. "É um período que tem aumentado bastante o número de pessoas que vem a Juazeiro", destaca ele.

Visitantes
O secretário avalia que, nos últimos anos, tem aumentado a quantidade de visitantes em todas as romarias. Normalmente, a data da morte do Padre Cícero atrai bem mais visitantes do que a de aniversário, em março, que é um dos períodos de maior participação da população regional nos festejos. De acordo com José Carlos, será o fechamento do ano centenário que vem sendo comemorado desde julho do ano passado.

Para este ano, a festa começa quarta-feira, dia 18, e termina no dia 22 de julho. Durante uma semana, serão prestadas homenagens a pessoas e instituições, exibição de filmes, liturgias, lançamento de cordéis, inaugurações de obras na cidade e a entrega de parte da primeira etapa do Roteiro da Fé.

Também estará em Juazeiro do Norte o carro mais iluminado do mundo, o "Pirilampo", que virá de Ilhéus, na Bahia, especialmente para as comemorações. A recepção ao veículo acontecerá no dia 19, às 17h30, na Praça do Giradouro.

O carro, que irá percorrer toda a cidade até a Praça dos Romeiros, está inserido na programação para sair pelas ruas até o dia 22, a partir das 18h. Será reinaugurado, durante a semana, o Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

A inauguração da primeira etapa do Roteiro da Fé será às 20h do dia 22 de julho, aniversário da cidade. Além do Roteiro da Fé, serão realizados projetos de sinalização, drenagem, valorização do patrimônio histórico e cultural de Juazeiro, além da requalificação urbana. Praças como a dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel estão sendo revitalizadas.

O projeto inclui placas com os ensinamentos do Padre Cícero, como também dos preceitos ecológicos. Os projetos voltados para a infraestrutura turística estão previstos para serem inaugurados, em sua maioria, até o final do ano, incluindo o Centro Multiuso, onde serão abrigados órgãos da administração estadual e municipal, além da conclusão do anfiteatro com capacidade para 10 mil pessoas.

Esse serviço, mais a praça do Marco Zero, para marcar o centenário da cidade, não estão inseridos no projeto Roteiro da Fé. De acordo com José Carlos, um dos aspectos positivos das obras é que vem sendo realizado o projeto de intervenção nos espaços, sem agredir o patrimônio histórico e religioso da cidade.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romarias
Memorial Padre Cícero
Praça do Cinquentenário
Juazeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis