Juazeiro do Norte (CE): Demanda cresce 63% no aeroporto do Cariri

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, nesta cidade, fecha o semestre com 63% de movimentação acima do igual período do ano passado. Passaram pelo local 226.783 usuários somente nos primeiros seis meses do ano. Em 2011, até junho, foram 139.120. A movimentação surpreende até a gerência local, que aguarda a conclusão dos Módulos Operacionais (MOPs), que ampliará o terminal de passageiros, nas áreas de embarque e desembarque, até o fim de 2012.

O período de alta estação na região, com as festas regionais, como a Expocrato, proporciona aumento na demanda de passageiros para este mês. A expectativa de crescimento para julho é de mais de 40%.

Os MOPs foram iniciados em novembro do ano passado e deveriam estar prontos em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A empresa que estava responsável pela obra, a Eurobravin, paralisou os serviços ainda no começo do ano, aguardando o restante do material, que seria utilizado na parte da construção das paredes.

Segundo a gerência do aeroporto, apenas 20% da obra chegou a ser finalizada até o momento. A construção do espaço, que irá ampliar a capacidade do aeroporto, de 50 mil usuários por ano para cerca de 500 mil, deverá ser iniciada a partir de agosto.

Com os módulos, a área do aeroporto será ampliada em 1000m², com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400 m². A área correspondente a esses espaços, hoje, é de 950 m².

Rescisão
Segundo o gerente, Roberto Germano de Sousa, a Infraero está ultimando a rescisão do contrato com a Eurobravin, empresa do Espírito Santo, para então lançar novo edital. A primeira licitação foi orçada em R$ 2,8 milhões. O mesmo aconteceu com obra que vinha sendo executada em aeroporto no Piauí.

Roberto Germano afirma que, caso os trâmites ocorram normalmente, a obra deverá estar finalizada até o fim do ano.

O superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, esteve na região no início de junho, com a finalidade de verificar as obras e esclarecer sobre as mudanças. Um dos problemas alegados pela Eurobravin foi a dificuldade de adquirir o material que seria utilizado nas obras. A Infraero, segundo Germano, buscou informações da empresa para verificar os prazos para retomada dos serviços, mas não obteve esclarecimentos.

O aeroporto regional já realizou algumas reformas por conta do pouco espaço nas áreas de embarque e desembarque. Atualmente, o local recebe nove voos diários, com mais um nos fins de semana, da Azul Linhas Aéreas. São voos de Campinas, em São Paulo, direito para Juazeiro do Norte, que vão até o próximo dia 31 de julho.

Lotação esgotada
A demanda para este mês deverá ficar acima de 45 mil passageiros. Um dos grandes problemas enfrentados pela falta de espaço é que, a cada voo, o aeroporto fica com lotação esgotada, além do espaço voltado para o estacionamento, que tem vagas insuficientes para atender à quantidade de veículos estacionados no local. A obra do aeroporto estava prevista para ser concluída em maio deste ano.

Com os novos módulos, a atual área usada para embarque e desembarque será transformada em espaço comercial. O aeroporto passa pela ampliação depois de mais de três décadas de existência e reivindicações da sociedade e autoridades do Estado, além do Ministério Público Federal (MPF), que fez recomendações ao Governo do Estado e a Infraero para providenciar melhores condições na infraestrutura do equipamento.

O fluxo diário no aeroporto passa de 3.600 pessoas. O início deste ano já contava com o dobro de voos relacionados a igual período de 2011. O aeroporto atende a demanda de público do região do Cariri e de cidades interioranas de Estados vizinhos, como o Pernambuco e a Paraíba.

A previsão de 500 mil passageiros por ano já está praticamente no limite da realidade atual de lotação. Os novos módulos estão sendo construídos pela Infraero, com um investimento de R$ 2,8 milhões. Isso fará com que o aeroporto tenha capacidade para dois pousos simultâneos. Desde o ano passado, devido ao aumento de voos destinados ao Cariri, o aeroporto funciona 24 horas.

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte
Telefones: (88) 3311.6524 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis