Juazeiro do Norte (CE): Cidade sedia Congresso de Medicina

O Cariri irá sediar em setembro o I Congresso Norte-Nordeste de Medicina na Interface com a Saúde Pública. O evento, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, foi anunciado durante o lançamento dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, neste Município, na última quarta-feira. A implantação dos cursos, que serão iniciados em agosto deste ano, aconteceu no Verdes Vales Hotel. A ação é uma parceria do Centro de Educação Lindaura Pinheiro (Celp) e a Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.

Participaram do lançamento profissionais de saúde do Cariri e cidades da Paraíba, como Campina Grande e Cajazeiras, áreas mais próximas da região do Cariri onde estão implantados cursos na área da saúde, como Faculdades de Medicina. No Cariri, estão implantados dois cursos de Medicina, um particular e outro privado.

De acordo com a coordenadora do Celp, Lindaura Pinheiro, a proposta de implantação dos cursos vem possibilitar que profissionais da saúde possam ter acesso ao mestrado e doutorado na própria região, sem ter que deslocar para centros maiores. Além disso, colocar em prática a afetividade no campo educacional, com mais humanização no desempenho profissional, a exemplo da área médica.

Essas ofertas, de acordo com a coordenadora, foram avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4 e, segundo a Faculdade de Medicina do ABC, passarão por nova avaliação para obtenção da nota cinco. As inscrições dos candidatos começam em 15 dias. O processo de avaliação, a depender do número de inscritos, será curricular, mas os coordenadores garantem rigor no processo de escolha dos alunos.

Serão destinadas 25 vagas para o mestrado e mais cinco para o doutorado. Os alunos poderão participar das aulas presenciais em Juazeiro do Norte. Segundo Lindaura Pinheiro, a exigência dos coordenadores, em São Paulo, é de que as aulas sejam ministradas em um hospital. A possibilidade inicial era de que fossem no Hospital Regional do Cariri (HRC), mas ainda está sendo negociada a proposta.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina do ABC, Luiz Carlos de Abreu, da coordenação da Pós-Graduação da Faculdade, em São Paulo, a proposta é fazer no Cariri um campus avançado da instituição. Ele enfatiza o rigor das avaliações e diz que os alunos do centro, atualmente, têm acesso a 13 hospitais, para desenvolver os seus trabalhos.

A coordenadora do mestrado, a geneticista Denise Maria Christofolini, destacou o histórico das novas ofertas desde a sua criação, dentro da necessidade de implantação para os alunos da própria faculdade, que concluíam a graduação na área da saúde. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina do ABC, começou em 1999, iniciando com o mestrado, com conceito três pela Capes. Segundo ela, o conceito quatro veio logo depois, com nova avaliação.

A médica destaca que as avaliações para o ingresso dos novos alunos da região, serão feitas de acordo com o número de inscritos. Se for o caso, será realizada um teste de proficiência em língua inglesa, pela Cultura Inglesa, para avaliação dos alunos.

Mais informações
Centro Empresarial Lagoa Seca
Av. Ailton Gomes, 4.131
Lagoa Seca, sala 1/2
Juazeiro do Norte- Cariri
Telefone: (88) 3085.3250 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis