Juazeiro do Norte (CE): Câmeras de segurança ainda não iniciaram

O sistema de monitoramento por câmeras de longo alcance nas ruas deste Município deverá começar a partir da próxima semana. Pelo menos é o que prevê a Secretaria de Segurança Pública da cidade. As câmeras já foram instaladas em pontos estratégicos no Centro. Além disso, serão colocadas câmeras fixas na entrada e saída da cidade, para identificar os veículos, por meio de leitura automática das placas. Com o novo sistema, a meta é diminuir em até 80% os índices de criminalidade, com queda significativa no primeiro mês dos serviços.

As primeiras câmeras a serem ligadas serão no Centro. O local onde algumas delas foram instaladas foi reestudado, a exemplo do equipamento na Praça Padre Cícero, que será realocado para outra área próxima, onde haverá maior cobertura para as pessoas que saem de agências bancárias. Uma das metas é evitar os assaltos nas saídas de banco.

Além da praça, também entrará em funcionamento a câmera instalada na praça da Prefeitura, nas proximidades da Rua Santa Luzia, e na Rua Padre Cícero com a Avenida Castelo Branco. A praça do Giradouro também receberá uma câmera, possibilitando o monitoramento para toda a área e ruas que dão acesso ao Bairro Triângulo.

A previsão era de que até o mês de maio iniciasse o funcionamento do sistema. Contadores de energia foram instalados em cada poste onde se encontra uma câmera, que depende agora, para a sua finalização, da vinda de técnicos para finalizar o processo. Isto está previsto para hoje. Serão dez câmeras inicialmente, quatro delas fixas, instaladas na Avenida Padre Cícero, inicialmente na saída de Juazeiro do Norte para o Crato, e no sentido da entrada da cidade. A meta é instalar nos sentidos de entrada e saída de Juazeiro para Barbalha e também para a cidade de Caririaçu, cobrindo os principais acessos do Município para outras localidades.

Os bairros também serão priorizados, principalmente nos que há maior incidência de criminalidade. Segundo a Secretaria de Segurança, um dos locais priorizados é na Praça da Bíblia, no Bairro Romeirão, de frente ao estádio de futebol da cidade.

A sala de monitoramento estará em funcionando na própria Secretaria de forma integrada. Além da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), integrantes do Corpo de Bombeiros atuam na área. As ruas que dão acesso aos principais bairros da cidade serão cobertas pelas câmeras de longo alcance e móveis.

Por questões técnicas, o sistema deixou de ser implementado há mais de dois meses. As caixas de energia foram adquiridas em São Paulo, para serem ligadas às câmeras. Todos os equipamentos já estão montados.

As câmeras fixas são as mais complexas para o sistema de vigilância 24 horas. Esses equipamentos serão direcionados especificamente para a leitura das placas dos veículos que, de forma automática, detectam a situação de legalidade dos carros. Por conta dos crescentes índices de criminalidade, outros Municípios do Cariri têm investido nesse tipo de vigilância monitorada por câmeras. Em Aurora, Altaneira, Assaré, Brejo Santo e em Farias Brito, esses sistemas já estão em funcionamento, na busca de conter práticas delituosas em áreas estratégicas.

A sala de monitoramento, em Juazeiro do Norte, conta com quatro integrantes de Guarda Municipal treinados, que farão revezamento. Outros agentes, segundo o comando da GM, passarão pelo treinamento. Na sala estarão também agentes do Demutran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O subcomandante da Guarda, José Cláudio de Oliveira, afirma que a sala de monitoramento irá captar as imagens de praticamente toda a Rua São Pedro, principal do comércio, além das vias principais que dão acesso ao comércio, além da Praça Padre Cícero, Rua Padre Cícero, área do Bairro Triângulo e nas Avenidas Castelo Branco e Padre Cícero, onde há intensa movimentação. Ele destaca as vantagens que esse serviço também terá para a organização do trânsito, principalmente nos períodos de romarias, que se iniciam no segundo semestre.

Mais informações
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania
Rua Beata Maria de Araújo, S/N 
Bairro: Romeirão
Juazeiro do Norte
Cariri
Telefone: (88) 3587.3305

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis