Crato (CE): 30 mil católicos louvam Divino Pai Eterno

A primeira visita do ícone sagrado do Divino Pai Eterno ao Cariri levou ao Estádio Mirandão, neste Município, um público de 30 mil pessoas, segundo a organização do evento. O final da tarde de ontem foi de emoção e reverência da nação católica. As pessoas disputavam espaços nas arquibancadas do estádio e também no campo, que ficou lotado. A imagem veio à cidade guiada pelo missionário redentorista, padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, no Estado de Goiás.

A visita da imagem ao Cariri acontece em meio ao triênio de comemoração dos 100 anos de Diocese de Crato, que em 2014 chega ao centenário. O missionário chegou por volta das 17 horas e foi aclamado pela multidão que estava no estádio. O prefeito da cidade, Samuel Araripe, e a primeira-dama, Mônica Araripe, recepcionaram o reitor com uma placa comemorativa pela sua visita ao Município. Desde cedo, peregrinos de cerca de 35 cidades, incluindo o Cariri e interior do Pernambuco e da Paraíba chegavam ao local para garantir o espaço. Uma mega estrutura foi montada pela Diocese, com centenas de voluntários, para garantir a organização, com apoio da segurança dos integrantes do Tiro de Guerra.

O padre Robson destacou a sua emoção em estar pela primeira vez no Cariri e da sua alegria por estar num lugar tão estratégico como o Cariri, num momento de concentração e fé em louvor ao Divino Pai Eterno. Pela segunda vez no Estado, ele destaca a grande devoção ao ícone, que tem se espalhado por todo o Brasil. "Muitos são os que amam o Divino Pai Eterno e têm essa devoção e a responsabilidade nossa é confirmar essa fé, ajudando as pessoas a fazerem uma entrega e um serviço total a Deus", afirma o padre.

O pároco disse da sua admiração pelo Padre Cícero e que não sairia do Cariri, sem antes visitar o monumento no Horto. "Existem muitos exemplos de graças alcançadas e o exemplo que ele foi para todo esse povo sofrido do Nordeste e dessa região do Cariri especialmente", afirma. Muitas pessoas choravam nos momentos de oração, pedindo graças do Divino Pai Eterno.

A agricultora Maria Aparecida de Melo chegou cedo ao estádio. Ela queria ver o padre e poder tocar na imagem. "Para mim é um momento de infinita alegria", diz. Ela veio com o seu marido, o aposentado Agapito Mateus da Silva, de Juazeiro do Norte. Os dois são devotos do Padre Cícero. Logo cedo eles chegaram ao estádio e conseguiram um lugar privilegiado, próximo ao camarim do padre Robson.

A missão era entregar uma carta e pedir uma graça pelo filho, que se afastou da crença e Deus. "A gente queria que o Divino Pai Eterno iluminasse a mente do nosso filho", disse seu Agapito, emocionado com a oportunidade de entregar a carta. O público, que lotou o estádio Mirandão, surpreendeu a organização do evento, que previa em média de 15 mil pessoas.

Esta foi a 112ª visita da imagem em cidades do Brasil, por meio de um trabalho evangelizador que vem sendo realizado desde 2008, pelo reitor. O padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, a Sé Catedral do Crato, é o responsável pela acolhida da imagem. Ele ressalta que a devoção ao Divino Pai Eterno cresceu bastante nos últimos anos e se espalha por todo o Brasil. "É uma devoção muito paterna", diz ele. A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), é uma história de mais de 170 anos, que motivou esta e outras visitas em todo o Brasil.

A devoção nasceu por volta de 1840, com o casal Constantino e Ana Rosa Xavier, que encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8cm com a estampa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e o Espírito Santo - coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. "Uma devoção que começa simples, como são as coisas de Deus", diz o padre. Ele afirma que hoje é uma das maiores devoções do Brasil.

Centenário
Já foi iniciado o triênio, de preparação da festa do Jubileu da Diocese, que será no dia 19 de outubro de 2014, com a presença do embaixador do Papa do Brasil, o Núncio Apostólico, dom Giovanni D´Aniello. Acontece uma articulação para o encerramento ter a presença do embaixador. A programação é dos 100 anos da Diocese do Crato.

A imagem Peregrina percorre este ano cerca de 30 visitas no Brasil. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), e Mossoró (RN). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco (AC). No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis