Cid empossa Camilo, Nelson e Pinheiro

O governador do Estado, Cid Gomes (PSB), empossou na manhã de ontem, os três secretários petistas que há um mês foram exonerados de seus cargos, devido a indefinições na manutenção da aliança PT e PSB. Com o retorno do trio a suas funções no Poder Executivo, muda-se também os quadros de parlamentares na Assembleia Legislativa. Já a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores se reúne hoje para discutir o relacionamento com antigos aliados e avaliar como se comportará diante do retorno dos gestores às suas pastas.

Os suplentes Inês Arruda (PMDB), Antônio Carlos (PT) e Mailson Cruz (PRB) devem ser beneficiados com a saída dos três deputados estaduais petistas, e, possivelmente, assumirão, ainda hoje, as vagas deixadas por Camilo Santana, Nelson Martins e Francisco Pinheiro. O ex-líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, já informou que pretende voltar para ao Legislativo, e que sua função como coordenador geral da campanha petista em Fortaleza não irá trabalhar a sua produção legislativa nessa interinidade.

"Eu sou deputado e pretendo ir, sim. A vaga foi conquistada pelo partido. O Parlamento é um espaço político em que as campanhas serão contadas lá, mas não vai prejudicar em nada. Eu era líder do Governo, mas agora não. Volto com mais flexibilidade para expor minhas ideias", disse Antônio Carlos durante entrevista na reunião do conselho político que trabalha na campanha do PT.

Balanço
Já no início da solenidade, em seu pronunciamento, o governador avisou que não iria tratar de assuntos políticos nem eleitorais e saiu sem conversar com os jornalistas presentes. Além dos três secretários que reassumiram as pastas da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e de Cidades, a maior parte do secretariado do Governo esteve presente para saudar a posse dos colegas. Cid disse ainda que no próximo dia 27 de julho, todos os gestores de seu Governo irão se reunir para fazer um balanço dos primeiro semestre de 2012.

"Estamos efetivando o retorno de três quadros afastados por desincompatibilização. Não vou tratar de questões políticas, pois estou aqui como representante do Governo", disse Cid Gomes que teceu elogios aos secretários por suas gestões, principalmente em relação ao combate à seca no Interior, pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e em relação aos programas de reurbanização do Maranguapinho e Cocó, realizados pela Secretaria de Cidades.

Na Cultura, no entanto, o governador lembrou ser necessário "ter humildade" para analisar os erros e até omissões da pasta. Segundo Cid, a proposta do Governo é preparar um "grande plano de virada cultural" para o Estado, onde ele próprio, irá querer fazer parte.

Continuidade
O deputado Nelson Martins, agora de volta à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi o porta-voz dos petistas que reassumiram as pastas no Governo do Estado e informou que a meta dos três é dar continuidade ao trabalho feito até o início do mês passado, quando foram exonerados pelo governador Cid Gomes, pois ainda havia a possibilidade de um desses ser um possível candidato que matéria a aliança PT e PSB.

"São muitos desafios. Temos seca muito grave ocorrendo no Estado, na Cidades e na Cultura também existem muitos desafios. Nossa disposição é de agradecimento ao governador pela confiança e apresentar um trabalho com maior eficiência", ressaltou o gestor.

O parlamentar voltou a defender a aliança partidária das duas legendas a nível estadual e nacional e lamentou que em Fortaleza, a união entre estas duas agremiações não tenha obtido o resultado esperado por ele e por seus colegas. "Vou voltar a esclarecer. A aliança que nós temos, para que eu, o Camilo e o Pinheiro sejamos secretário, é uma aliança vitoriosa, em nível nacional e estadual. Infelizmente não deu para ter isso em Fortaleza. É natural que cada partido queira lançar seu candidato no primeiro turno. Temos que saber fazer essa diferenciação", disse.

Municipal
Ele lembrou que PT e PSB têm mantido aliança em municípios do Interior, como Sobral, Quixadá, Barbalha e Juazeiro do Norte. A aliança estadual é uma coisa e a municipal é outra. Quem sabe no segundo turno o candidato do PT precisará do apoio do candidato do PSB ou vice-versa. Não dá pra confundir a estadual com a aliança em Fortaleza. Alem do mais, temos uma aliança nacional que tem trazido muitos frutos. Não há incompatibilidade nenhuma".

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse ainda que todos os gestores do Governo Cid Gomes têm a liberdade para fazer campanha como achar melhor e que, em momento algum, foi cobrado a eles fazer ou não campanha de um ou de outro candidato. "Nós somos filiados ao PT e vamos fazer a campanha do PT. Vocês (imprensa) estão querendo criar uma tempestade em copo d´água", criticou o petista quando questionado se os três iriam se engajar na campanha de Elmano de Freitas, mesmo o PSB do governador tendo Roberto Cláudio como candidato.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis