Voltar ou não? E nasce o dilema...

Após a fase de melancolia do fim do relacionamento, sempre surge o reencontro... e ele não vem sozinho não, ele traz consigo uma proposta: "Será que não devemos tentar novamente?"

É comum se pegar pensando no dia-a-dia o que levou ao término de um namoro ou relacionamento estável. Os motivos passam pela sua cabeça e você relembra desde aqueles mais bobos (o apelido 'carinhoso' que recebeu), quanto os mais sérios (finalmente perceber que vocês não combinam e o tempo não melhorou isso). Alguns chegam a ficar procurando e procurando qual foi o erro crucial que fez a 'torre de taças' desabar. Geralmente uma boa dose de uma cerveja ou drink acompanha essa busca. Mas na verdade o fato é que nós seres humanos queremos sempre uma resposta pra tudo, não fica satisfeito somente com a idéia de que de que o relacionamento chegou ao fim e ponto. Isso nos leva à  uma visão pós-término, porque em um término raramente ambas as partes saem concordando, então aquele mais frágil que ainda mantém um sentimento pela ex, tenta manter a famosa "Amizade-Colorida".

Parando pra pensar, geralmente começa assim: um casal de amigos que decidem então começar a namorar. Já de antemão é percebido o risco de perder um ao outro caso a coisa não funcione. Ok, decidem tentar e lá se passam meses e até anos de momentos bons e ruins... de repente: Bam! Decidem terminar. Essa é a hora em que se afastam completamente, e tentam não se ver no começo... mas passando um tempo tentam recuperar a cumplicidade e talvez até amizade de tempos atrás. É claro que um ainda sente alguma falta de algo 'especial' no outro. Decidem ver como estão, colocar o papo em dia... depois dessa primeira saída voltam a trocar sms's frequentes relembrando velhas histórias, filmes, músicas... e aí: A Recaída!

Recaída é como saber que não podemos colocar o dedo na panela quente com brigadeiro e mesmo assim fazer e depois chupar o dedo porque queimou. Conclusão: queima o dedo e a língua. Mas você já sabia disso, não é uma surpresa dessa vez e sim uma repetição de um erro anterior que tenha sido agradável, mesmo com um leve desconforto.

Mas parece tudo perfeito novamente né? Eis um grave problema em uma recaída: ela acende novamente aquelas dúvidas que tinham se apagado com o término. Aí você não sabe direito o que acontece, se realmente está gostando da pessoa novamente. Não consegue nem mais perceber se aqueles beijos foram coisa de uma noite só, ou até mesmo aquele abraço apertado e o jeito de olhar significam alguma coisa a mais. O erro dessa recaída é que inconscientemente é relativo a um envolvimento emocional re-aceso.

Até aqui é um mar de rosas novamente né? Mas e daí? A recaída também faz com que pensemos em milhares de frases de efeitos e imaginemos novas situações. Cabe aqui aquela situação de tempo... se a recaída aconteceu muito após o término, vem a famosa frase: será que devo tentar de novo? Todos merecem uma segunda chance... talvez ele seja uma pessoa diferente agora. Será?? É fácil num momento de carência confundir os sentimentos e enxergar ou se auto-enganar. Crer que ele realmente reparou no seu vestido, ou que ela não reclamou de você ter ido de tênis num jantar com ela... Parece que a sintonia voltou, e isso leva à emboscada final. “Acho que vai ser diferente, não custa tentar...”

Insegurança, frio na barriga, esse dilema entre voltar ou não é mais complicado do que se imagina. Se por um lado ambos realmente podem ter mudado e as coisas serem diferentes a ponto de dar certo (Cabe aqui uma citação de experiência pessoal recente: com novas mudanças por parte de ambos, vêm novos ‘defeitos’ no pacote completo). Por outro lado já existe a comprovada experiência anterior de que não funcionou e talvez tentar reatar seja perda de tempo ou até pior: quebrar a cara novamente e reviver toda mágoa e dor de terminar com a MESMA pessoa. É um momento de colocar na balança: o que você quer no momento ou o que você já sabe que pode acontecer futuramente. (Coração x Razão)

Alguns preferem deixar o passado no passado respeitando um suposto destino. Outros acreditam e se permitem tentar novamente em prol de alegrias e boas lembranças.

Fonte: Mundo DSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis