Rede Record indo pra vala

Após muitos milhões em investimentos (com dinheiro dos fiéis da Igreja Universal) e até ter conseguido incomodar a Rede Globo em alguns poucos momentos, a Rede Record enfrenta uma grande crise que vem tirando o sono dos pastores e bispos mandachuvas da emissora.

Se antes, o mais delirante sonho do bispo Edir Macedo era ficar em primeiro lugar de audiência, desbancando a Rede Globo - e até havia conseguido tirar a vice-liderança do SBT sem maiores contratempos - agora a realidade é que há grandes dificuldades para conseguir permanecer na segunda colocação.

O retumbante fracasso da novela "Máscaras" foi apenas o estopim de uma crise que já estava anunciada. A trama de Lauro César Muniz estreou de uma forma confusa e pouco atrativa, o que apenas piorou ainda mais uma situação que não andava muito satisfatória. A história anterior (Vidas em Jogo), embora não tenha fracassado, passou longe de ser um sucesso e apenas teve uma audiência razoável. Ou seja, a missão era ao menos manter isso. Não teve como. Somando os problemas da obra com as constantes mudanças de horário (nem os próprios atores sabem que horas começa a novela) e a reprise de "Vidas Opostas" --- que ao concorrer com o sucesso de "Avenida Brasil" foi um grande fiasco, 'obrigando' os responsáveis a condensar os capítulos e terminar a novela com meses de antecipação ---, o naufrágio desse barco foi inevitável. Para piorar, Luiza Tomé reclamou no Twitter do pouco destaque de sua personagem e não fez questão de esconder que pretende abandonar o projeto. Segundo colunistas, como Flavio Ricco e Patrícia Kogut, a própria emissora jogou a tolha e encurtará a novela. Apesar de Lauro César Muniz ter dito que está tendo apoio e desmentir qualquer antecipação do encerramento de sua obra, a autora Gisele Joras já foi procurada pela empresa e está escrevendo o décimo-quinto capítulo da trama substituta.

Nem a quinta temporada de "A Fazenda" conseguiu melhorar os índices da Record. Se nos primeiros programas houve um significativo aumento de audiência, agora os índices do reality (que só começa após o término da novela das nove da Globo, não tendo assim um horário fixo) são bem decepcionantes para a emissora da Barra Funda. A atração não costuma mais de um dígito e vem perdendo constantemente para o "Programa do Ratinho" e outros produtos do SBT como "Astros" e "Cante se Puder", ficando em terceiro lugar. Falando na emissora de Silvio Santos, é notório o crescimento do SBT e nota-se que após muito tempo sem tomar nenhuma atitude, finalmente a empresa está querendo a sua vice-liderança de volta. Resolveram estabilizar a grade (que foi um acerto) e verdade seja dita, a estreia do remake de "Carrossel" é o principal responsável por essa retomada. A novelinha infantil costuma marcar 15 pontos, deixando o "Jornal da Record" com 4 ou 5 pontos.

A grade matutina é um dos poucos motivos de alegria para a Record. O "Fala Brasil" ainda ganha do "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, e do "Bem Estar", apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha. Porém, não tem vencido com a mesma facilidade que antes e tem perdido com mais frequência. E ao que tudo indica, com a estreia do novo programa comandado por Fátima Bernardes, todo o público da "Tv Globinho" (que será cancelado) irá migrar para o "Bom Dia e Cia" e com isso a Globo deverá manter sua liderança, tendo o SBT logo atrás - e consequentemente a Record em terceiro. Mas claro, por enquanto, são só previsões lógicas.

A grave crise que a Rede Record tem enfrentado é fruto de sua própria incompetência. Alterar constantemente os horários de sua grade apenas demonstra uma total falta de respeito com o seu público e querer copiar descaradamente várias atrações da Rede Globo (inclusive tendo até títulos semelhantes) mostra uma imensa falta de criatividade. Ao planejar ser uma Globo e se esquecer das concorrentes, a emissora do Bispo Edir Macedo viu SBT e Band reforçarem suas respectivas programações e disputarem a segunda e a terceira colocação com igualdade de forças. Se haverá uma luz no fim do túnel é impossível saber, mas está cada vez mais nítido que esta crise está longe de terminar.

Fonte: De Olho nos Detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis