Plantão Infotech: Saiba os tipos de falhas cobertas pela garantia da Apple

Cerca de 85% das falhas mundiais detectadas em 2011 nos sistemas móveis ocorreram em iPhones, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa de segurança S21sec. De acordo com o técnico em assistência de informática, Getúlio Lima, 31, o seguro que varia de um a três anos, dependendo do produto, é feito gratuitamente, quando o usuário tem o aparelho dentro do prazo. Lima é da Universo Digital, uma das empresas autorizadas a fazer reparos em produtos da Apple em Fortaleza.

Mas, para isso, é necessário que o aparelho tenha sofrido uma falha de software; ou seja, a parte tecnológica, ou apresentar algum defeito de fabricação. ‘’O seguro não cobre o mau uso do equipamento. Nesse caso, o usuário terá que desembolsar pelo conserto, ’’ afirmou.

O iPhone tem garantia mundial. Isso significa que, se você estiver em Londres e seu iPhone apresentar algum problema, basta passar em qualquer Apple Store para trocarem, de graça, o seu aparelho, caso seja caracterizada falha prevista na garantia. Em países que não possuem uma loja oficial da Apple, como o Brasil, este reparo não funciona dessa forma. A responsabilidade pelo conserto fica por conta das operadoras de telefonia celular.

O problema começa quando os próprios atendentes não estão preparados para tratar da garantia, criando uma situação de descontentamento do consumidor. Outro desgaste que o cliente pode sofrer é quando o aparelho é comprado fora de uma operadora, em uma revenda da Apple, em sites de compras e lojas online. Acontece de ninguém querer assumir o compromisso de reparo.

Danos físicos está fora
A garantia não cobre danos causados por acidente, desmontagem, quedas involuntárias, assistência técnica e modificações não autorizadas. Um iPhone que apresenta falhas decorrentes de danos físicos ou contato com líquido também não é coberto. Foi por isso que Bruno Guedes, 19, ainda com o aparelho na garantia, teve que enviar seu iPhone a Nova Iork, nos Estados Unidos, para conseguir utilizar o aparelho de novo. ‘’Levei a uma loja de assistência autorizada aqui em Fortaleza e a manutenção saiu por R$ 400. Dois dias depois, me ligaram para dizer o conserto não poderia ser feito aqui’’. Bruno gastou R$ 150 pelo reparo.

Mas nem sempre é necessário o dono do aparelho recorrer às lojas de assistência. O site da Apple informa um número de telefone gratuito para o qual o consumidor faz uma chamada para tirar dúvidas e executar ele mesmo a manutenção. ‘’Este serviço é gratuito e deve ser a primeira ação que o usuário deve tomar. O cliente deve procurar a assistência quando não puder ser resolvido pela ligação”, explica Getúlio.

A quantidade de vulnerabilidades no equipamento está relacionada à popularidade dos dispositivos e aos serviços de internet. Essa descoberta surpreendeu os pesquisadores, uma vez que o aparelho possui uma demanda de mercado inferior aos dispositivos Android, aparelho que possui o sistema operacional criado pelo Google.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Apesar de ser um aparelho bastante fechado em seus sistema operacional, o iPhone é objeto de desejo bastante fomentado por usuários dos serviços móveis de internet. O aparelho é campeão na quantidade de aplicativos.

SERVIÇO
Reparos em iPhone
Universo Digital: Av. Desembargador Moreira, 1175.
Fone: (85) 3533 8383
DTECH: Av. Washington Soares, 855. Fone: (85) 3216 6652

Números
85%
é o percentual de falha no sistema móvel do iPhone em relação a outros aparelhos

1.999
reais é quanto está custando um iPhone 4S, na loja da Apple: http://store.apple.com

1.499
reais é o preço do iPhone 4, de 8 Gb, desbloqueado, também na loja virtual da Apple

Principais dúvidas
Quando solicito um orçamento sou obrigado a aceitá-lo?
Não. O fornecedor de serviço é obrigado a entregar um orçamento prévio discriminando o valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados e as condições de pagamento, assim como as datas de início e de término do trabalho.

Paguei pela assistência, mas o problema ainda existe?
Se após a realização dos serviços o problema não for sanado, o consumidor terá direito, com base no Código de Defesa do Consumidor, à sua reexecução sem custo adicional, à restituição imediata da quantia paga, atualizada monetariamente, ou ao abatimento proporcional do preço.

Se o aparelho for comprado no exterior?
Se a marca fabricante atuar no mercado nacional deve assumir a legislação do país para todas as suas relações, inclusive as de consumo. Mesmo que o produto adquirido no exterior não seja fabricado ou vendido por aqui, a empresa tem responsabilidades e obrigações com o consumidor brasileiro. O fornecedor deve prestar assistência, mesmo que seja necessário enviar o produto para fora do país, caso não haja mão de obra técnica ou peças de substituição no Brasil.

Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
 
Dicas
Garantia é restrita a falhas no sistema

O que a garantia cobre?
1 Defeitos no software; falha de alguma das funções, como bluetooth ou câmera fotográfica.
2 Defeitos de fabricação.

O que a garantia não cobre?
1 Danos causados por acidentes
2 Danos causados por contato com líquidos
3 Quedas involuntárias
4 Assistências técnicas e modificações não autorizadas
5 Desmontagem do aparelho

Fonte: O Povo

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