Meio ambiente: Ceará é o sexto pior em coleta seletiva

Apenas seis dos 184 municípios do Ceará mantêm serviço de coleta de lixo. O dado faz parte da pesquisa “Indicadores do Desenvolvimento Sustentável”, divulgada na última segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual de 3,3% de municípios com coleta seletiva coloca o Ceará na sexta pior colocação na comparação com 26 estados. A pesquisa não traz a lista dos municípios.

Entre 2000 e 2008, o percentual de municípios brasileiros com esse tipo de serviço passou de 8,2% para 19,5%, segundo a pesquisa. A coleta seletiva diz respeito à separação de materiais recicláveis objetivando separar resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes etc.) dos resíduos inorgânicos (papéis, vidros, plásticos, etc).

“No Nordeste esse percentual é de 6%. Dos 1.794 municípios da região, só 108 têm coletiva. Três vezes menos do que a média brasileira”, compara José Antônio do Nascimento, pesquisador do IBGE.

O município de Cruz, no Litoral Oeste, está no grupo dos poucos do Ceará que fazem coleta seletiva. O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Cruz, Marcelo Brandão, explica que a coleta cobre a sede e os distritos do municípios. Segundo ele, cada comunidade tem pontos para receber o material, que é separado entre lixo orgânico e o que segue para a reciclagem, feita por uma empresa.

“Desde 2010 estamos recolhendo também o lixo eletrônico, resto de computadores e televisores, que é encaminhado para uma empresa em Fortaleza”, acrescenta Marcelo.

De acordo com o secretário, a coleta alcança 80% dos domicílios de Cruz, mas ainda falta consciência ambiental da população. Por isso, são realizadas campanhas educativas.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis