Juazeiro do Norte (CE): Obras do Roteiro da Fé devem ser inauguradas em julho

As obras do Roteiro da Fé, neste município, deverão ser inauguradas a partir do mês que vem. A 1ª etapa, iniciada na praça dos Franciscanos, deverá ficar pronta na 1ª semana de julho. A obra envolve a requalificação, reforma da praça e sinalização. O trabalho foi iniciado no local em fevereiro deste ano. Mais duas praças do entorno terão o espaço requalificado, incluindo a José Geraldo da Cruz (praça das Cacimbas), e a dos Ourives. No mês de maio, foi iniciada a obra no largo do Socorro, que também estará pronta ainda em julho. Serão investidos no projeto do Roteiro da Fé, realizada por meio da Secretaria das Cidades, com investimentos do Banco Mundial, mais de R$ 4,7 milhões.

A autorização para o início das obras aconteceu após o final do ciclo das grandes romarias do ano, em 2 de fevereiro. com a Festa de Nossa Senhora das Candeias. No mês passado, uma comitiva do Banco Mundial e da Secretaria das Cidades esteve no Cariri para a avaliar o andamento das obras, que envolve a requalificação urbana de Juazeiro do Norte, além de outros municípios da região.

Bom andamento
Segundo o secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, o projeto está tendo bom andamento. Além da 1ª etapa do Roteiro da Fé, o secretário afirma que deverá estar sendo entregue pelo Governo do Estado, a parte do anfiteatro, no Centro Multiuso, espaço do Centro de Apoio aos Romeiros.

O projeto faz parte das obras estruturantes voltadas para as romarias. A meta, conforme José Carlos, é entregar esse espaço, destinado a 10 mil pessoas, no dia 22 de julho, data de aniversários dos 101 anos do município.

A praça dos Franciscanos está recebendo um novo piso intertravado além dos tijolinhos de cimento coloridos. A estátua de Frei Damião, inaugurada em 1998, será deslocada e ficará um pouco mais a frente. O espaço público receberá um novo monumento, que homenageará São Francisco. A praça fica de frente ao santuário dos Franciscanos, que a cada ano recebe maior número de romeiros.

De acordo com José Carlos, os trabalhos no largo do Socorro se encontram avançadas e todo o entorno, que inclui a Escola Padre Cícero, o Memorial, serão requalificados, além da ampliação, com a construção de uma capela mortuária, além de um palco em cima para as celebrações. Esse projeto será feito no local onde foram demolidos banheiros coletivos, na área da praça do Socorro. O secretário enfatiza que o Roteiro da Fé envolve desde a requalificação dos espaços estratégicos, frequentados pelos turistas e os romeiros do Padre Cícero, ao projeto de iluminação, sinalização e urbanização das áreas.

Custo
4,7 milhões de reais estão sendo investidos nas obras do Roteiro da Fé, iniciadas em fevereiro deste ano, em Juazeiro, possibilitando maior infraestrutura

ELISÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis