Golpes em nome do Detran e Sefaz

Dois homens foram presos na manhã de ontem dentro de uma sala comercial situada na Avenida Godofredo Maciel, número 2560, bairro Maraponga, acusados de fraudes contra o comércio. O local foi denominado pelo titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, como ´escritório do crime´.

Segundo a Polícia, utilizando duas linhas telefônicas desviadas do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), os homens acusados de integrar uma quadrilha de estelionatários, atendiam ligações como se fossem servidores do órgão para dar veracidade aos personagens usados nos golpes.

Sefaz
O titular da DDF, disse que existe uma investigação em andamento para apurar o mesmo tipo de fraude utilizando linhas telefônicas da Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Linhares explicou que a parte mais surpreendente do golpe era o desvio das linhas telefônicas dos departamentos de recursos humanos dos órgãos com o auxílio de técnicos especializados.

Conforme o delegado, o funcionário terceirizado de uma companhia de telefonia instalou um tipo de extensão na caixa de registros do Detran com saída para outro ponto de manutenção no Mondubim e, de lá, até a caixa da rua e depois para a loja. A ação articulada contava com o apoio de técnicos.

"Depois da denúncia, levamos cerca de 20 dias de investigação até chegarmos ao local onde os dois foram presos", afirmou.

Depois de fazer o levantamento sobre a ação dos golpistas, a equipe da DDF, formada pelos inspetores Paulo Florentino e Carlos Dário, foi ao local e realizou a prisão da dupla identificada como Antônio Cléber da Silva Ferreira, 69; e George Victor dos Santos Macedo, 36.

No local, os policiais civis apreenderam documentos falsos como extratos bancários, comprovantes de renda, cartões de créditos, listas com nomes, números de cartões de crédito, senhas e códigos de segurança.

A dupla foi autuada em flagrante por furto de coisa móvel, estelionato, falsificação de documento público e particular e uso de documento falso. A Polícia já identificou outros dois homens que tiveram participação direta na ação criminosa.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis