Eleições 2012: Em alguns locais, tudo ficou para o último dia

Faltando menos de dez dias para o fim do prazo para a realização de convenções partidárias que irão escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, em muitos municípios do Interior do Estado ainda há indefinições de datas, locais e quais serão os candidatos para a sucessão municipal. Alguns partidos políticos dessas cidades ainda estão costurando as alianças para definirem nomes.

No maior colégio eleitoral da Região Centro-Sul do Ceará, na cidade de Iguatu, com 68 mil eleitores, ainda há indefinições de datas e de candidatos para a sucessão municipal. O PMDB, do atual prefeito Agenor Neto, não definiu coligações e nem o nome dos candidatos a prefeito e vice que vão receber seu apoio.

De acordo com informações dos dirigentes desses partidos, os nomes mais cotados para a disputa são os do vereador Aderilo Alcântara e do vice-prefeito, João Alencar. Possivelmente o candidato a vice saia do Partido dos Trabalhadores, em uma aliança ainda a se formar.

A deputada estadual, Miriam Sobreira (PSB), que disputou a eleição municipal em 2008, é novamente candidata pelo partido do governador e a convenção está marcada para o próximo dia 29. A legenda ainda não anunciou o nome do candidato a vice-prefeito. Na data do encontro, haverá ainda a deliberação sobre a coligação partidária, onde já estão confirmados na aliança os partidos PCdoB, PPS, PSC e PMN, anuncia.

Aliança
De acordo com dirigente do seu partido, até o dia da convenção, outras siglas poderão fazer parte da aliança com o PSB. O pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Jocélio Viana, também não tem nome a vice-prefeito e tenta reunir um grupo de candidatos a vereador para possibilitar a disputa eleitoral, no entanto, o quadro é de indefinição.

Em Icó, o segundo maior colégio eleitoral da Região Centro-Sul, os dois candidatos da situação e da oposição marcaram convenções para o prazo final, no dia 30 de junho. O prefeito Marcos Nunes (PMDB), irmão do deputado estadual, Neto Nunes, mantém como candidato a vice-prefeito, Charles Peixoto, repetindo a dobradinha de 2008. A convenção acontecerá no Clube Canecão.

Já pela oposição, quem deve disputar mais uma vez a Prefeitura do Município, é Jaime Júnior, do DEM, que foi derrotado nas últimas eleições para a Prefeitura. O nome do candidato a vice-prefeito deverá ser apresentado até o final dessa semana, e a convenção acontecerá na casa de shows Cabana Clube.

Médico
Em Acopiara, o prefeito Antônio Almeida Neto, reeleito no pleito passado, lançou seu sobrinho, o advogado Robson Almeida, para disputar a sucessão pelo PMDB, com convenção marcada para, hoje, a partir das 9 horas, no Clube Social de Acopiara. O partido se coliga com o PT, que indica o vice, Glailton Frutuoso. A oposição será feita pelo médico Vilmar Félix do PSB, que terá como candidato a vice-prefeito, o ex-vereador Rogério Oliveira.

Em Juazeiro do Norte, a maioria das convenções acontece no prazo final e algumas coligações ainda não estão definidas. A candidatura a reeleição do prefeito Manoel Santana (PT) será homologada em convenção que acontece às 19 horas na quadra do Colégio Salesiano, em Juazeiro, no dia 30 de junho.

O PMDB definiu que irá marchar com algumas legendas nessas eleições, e já lançou o deputado federal Raimundo Macedo para ser o candidato peemedebista. A convenção partidária da sigla acontece no dia 30 de junho na quadra do Sesi, a partir das 9 horas.

Momento
O PTB de Arnon Bezerra ainda não declarou coligação e nem o dia de sua convenção. Já o PSD de Manoel Salviano não declarou coligação com nenhum outro partido, mas pode ir junto com o PR de Vasques Landim. O PDT de Alcimar Monteiro até o momento também está sozinho e não tem data de convenção marcada.

No Crato, a maioria das convenções ficará mesmo para o prazo final, no dia 30 de junho. Os candidatos a prefeito e vice-prefeito apoiados pelo atual gestor do Município são do Partido Verde (PV), Cicero França e George Macário, o que ficou confirmado em reunião realizada na última terça-feira, na residência do gestor, segundo informaram.

O PSB de Sineval Roque também não realizou e nem marcou o dia para sua convenção. Já o PSL sai coligado com o PMDB de Ronaldo Gomes de Matos, o que foi firmado em convenção realizada no último sábado na Câmara do Crato.

Encontros
Em Limoeiro do Norte, a convenção dos Democratas acontecerá na próxima segunda-feira, onde será homologada a candidatura do ex-deputado Paulo Duarte. PT, que tem como candidato Nonato Pinheiro, e PRB, com Mailson Cruz, só realizarão seus encontros no dia 30 de junho. O PSD lança a candidatura de Aurivan Lucena no dia 29 de junho e o PDT ainda não se decidiu sobre candidatura.

No Município de Canindé as convenções de PSDB e DEM estão marcadas para acontecer no próximo domingo, enquanto PSD, PDT e PTB realizam seus encontros no dia 30. Na cidade ainda existem muitas indefinições, devido a problemas de possíveis candidatos com a Justiça. Em Itatira saem coligados PSD, PRP, PDT, PSB, PSC e PRB, que farão convenção conjunta no dia 30 de junho, a partir das 8 horas, na Creche do Saber.

Proporcionais
Em Sobral, por conta do fim da aliança entre o PT de Luizianne Lins e o PSB de Cid Gomes, as coligações proporcionais foram prejudicadas e ainda estão sendo negociadas entre os partidos. Aquelas que já tinham sido fechadas tiveram que ser revistas e outras foram desfeitas.

A convenção do Partido dos Trabalhadores acontece no dia 30 de junho às 11 horas, mas ainda não tem local definido. Possivelmente, segundo fontes da direção municipal da legenda, o encontro aconteça no Centro de Convenções de Sobral. Para a coligação majoritária marcham juntos PT, PSB, PMDB, PSD, PPS, PRB, PDT, PP, PMN e PCdoB, apoiando a reeleição do atual prefeito Clodoveu Arruda.

PSDB, DEM e PR, que possivelmente sairão coligados ainda não definiram data nem local para convenção, assim como PRTB e PTN, que lançam a candidatura de Imaculada Dias. O PSOL lançou Osvaldo Aguiar como candidato à prefeito e deve marchar sozinho.

Em Uruoca, as candidaturas de PSD e PSB acontecem no dia 30 de junho. A primeira na Câmara Municipal às 9 horas; e a outra está prevista para acontecer às 17 horas no ginásio poliesportivo da cidade. Em Groaíras as coligações ainda não estão fechadas, mas o atual prefeito deve indicar seu sucessor. O PSD lança candidato na segunda-feira, mas ainda não tem local nem horário definidos. No Município de Senador Sá o PT lança Paulo Victor como candidato dia 30, mas ainda sem local definido.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis