Crato (CE): Cidade recebe imagem peregrina

A Diocese de Crato receberá a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, no próximo dia 8 de julho. Ela será guiada pelo missionário redentorista, padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, localizada no Estado de Goiás. A visita acontece em meio ao Triênio do centenário da Diocese que, no ano de 2014, comemora os seus 100 anos.

Uma programação foi elaborada. As atividades terão início a partir das 15 horas, com a realização do Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, às 17h30, o padre Robson presidirá a celebração da Santa Missa, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A expectativa do responsável pela acolhida, padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, situada no Município do Crato, é de que mais de 15 mil pessoas participem do evento.

Continuidade
Esta 112º visita é a continuação de um trabalho evangelizador realizado, desde 2008, pelo reitor do Santuário Basílica de Trindade. A Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até junho de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo.

No total, o ícone sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos por todo o País. Padre Robson afirma que percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus. De acordo com padre Francisco Edimilson, é com muita alegria que a comunidade, no Crato, recebe o ícone e também o padre Robson.

O sacerdote afirma que, com as novenas diárias e as missas transmitidas pela televisão, nasceu a devoção ao Pai Eterno naquela região. "Por meio dos meios de comunicação, o povo do Crato aprendeu a ter fé. A devoção se espalhou pela zona rural e por todos os lugares. A devoção pelo Divino Pai Eterno popularizou", afirma.

A imagem peregrina passará por várias cidades do Brasil este ano. Na agenda de 2012 estão confirmadas cerca de 30 visitas.

O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), e Mossoró (RN). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da imagem desde 2008.

História da devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, com uma história de mais de 170 anos, motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta do ano de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros com a estampa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e o Espírito Santo - coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente, com uma sucessão de milagres.

O sacerdote Robson de Oliveira, que acompanha o ícone, é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas, o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida, em São Paulo. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e, em seguida, para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.

Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", e o "Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno", bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior.

Com pregações e preces sobre temas relacionados a vida humana, em sua essência, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do País. Amado por muitos católicos, o padre Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.

Centenário
A Diocese de Crato se prepara para comemorar o centenário de sua fundação no ano de 2014. Em 20 de outubro de 2011, durante solene concelebração eucarística, dom Fernando Panico, bispo diocesano, pronunciou durante a homilia o conteúdo de uma carta pastoral de convocação da preparação mais imediata para o centenário da Diocese, após várias iniciativas vividas na Igreja Diocesana com esta motivação, como foi, por exemplo, as Santas Missões Populares.

Ano jubilar
A partir de 20 de outubro de 2013, a Diocese da cidade do Crato celebrará um Ano Jubilar. A preparação e celebração estão a cargo de três comissões (Comissão Histórica, Comissão de Reflexão e Comissão de Celebração), que estão sob a coordenação dos padres Evaldo Alves, Aldízio Nunes e Wesley Barros.

Na homilia e carta pastoral, dom Fernando Panico delineou as iniciativas e acontecimentos que marcarão os anos de preparação para a celebração do Jubileu Diocesano.

De acordo com o bispo, ao longo dos três anos muitas iniciativas pastorais, históricas, culturais e litúrgicas irão acontecer. Na assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 25 e 26 do próximo mês, serão definidas e agendadas estas atividades. "Posso já antecipar que, acolhendo o chamado do Papa Bento XVI para toda a Igreja em outubro do ano passado, celebraremos, de outubro de 2012 a outubro de 2013, o Ano da Fé", afirma ele.

No ano de 2014, ano conclusivo do Jubileu Diocesano, será celebrado festivamente o III Congresso Eucarístico Diocesano e, também, a Dedicação da nossa Catedral. Com muito entusiasmo, a programação do centenário é esperada pelos fiéis.

Mais informações
Contatos em Trindade-GO
Tayrone di Martino (62) 7812-3144 ou (62) 8486-2311
Nextel: 85*14578

Gabriela Canseco (62) 3933-3800

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis