Crato (CE): Cidade não dispõe de Polícia Civil nas 24 horas

Com uma média de 50 atendimentos por dia, a Delegacia da Polícia Civil, neste Município, enfrenta dificuldades para atender a demanda de usuários. A falta de servidores suficientes é o principal empecilho para que os serviços fluam de forma desejável. No órgão, o expediente acontece apenas entre às 8 e 20 horas. Depois desse horário, todos os registros de ocorrências são encaminhados à Delegacia de Juazeiro do Norte, que constantemente é superlotada de pessoas. A atual situação será tema de uma audiência pública que acontecerá amanhã, na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. Na ocasião, serão discutidas a falta de estrutura da Polícia Civil na região do Cariri e as propostas de melhorias.

Além de não dispor de plantões noturnos, em finais de semana e feriados, a população que busca atendimento na Delegacia do Crato reclama da demora nos procedimentos.

A sede tem circunscrição que compreende 11 Municípios. Entretanto, em algumas cidades há unidades de Delegacias onde são realizados os procedimentos. De acordo com Mário Gomes, chefe de cartório da DP, para que a sede funcione durante 24 horas, seriam necessários mais quatro delegados, quatro inspetores e escrivães. "Não temos a menor condição de realizar plantões 24 horas de forma satisfatória. A gente entende que hoje a circunscrição está descoberta", afirma.

Segundo ele, com exceção dos registros de Boletins de Ocorrência (BO), realizados nas unidades municipais, a Delegacia Regional do Crato é responsável diretamente pelos procedimentos policiais das cidades de Santana do Cariri e Nova Olinda, que ampliam ainda mais os obstáculos na hora dos atendimentos. Mário Gomes diz que, como medida emergencial para tentar minimizar as reclamações, um escrivão que foi deslocado para a Delegacia de Juazeiro retornou à sede.

A ineficiência da Delegacia Regional do Crato tem acarretado danos ao atendimento na unidade de Juazeiro do Norte, que ao invés de despachar as demandas dos quatro Municípios da circunscrição, passa a responder por 15, incluindo todas as Delegacias ligadas à regional do Crato. Ao todo, aproximadamente 700 mil pessoas são atendidas por apenas uma delegacia, sendo que nela só há uma equipe plantonista composta por um delegado, um escrivão e dois inspetores. Segundo o inspetor e vereador, Glêdson Bezerra, que solicitou a audiência pública, em Juazeiro, os policiais militares esperam até seis horas para apresentar a ocorrência ao delegado.

Nesse intervalo de tempo, as viaturas permanecem paradas em frente à Delegacia e a população fica sem segurança. No Crato, o Governo do Estado ainda não padronizou a Delegacia.

O órgão não tem a mesma infraestrutura da unidade de Juazeiro e funciona em uma casa alugada. Sem ter a quem recorrer, a população reclama e pede socorro às autoridades competentes. "É horrível essa situação. Em casos mais sérios é preciso ir até Juazeiro. É um caos", lamenta o comerciante José Armando de Morais.

Já o vendedor Francisco Antônio Pereira conta que a falta de funcionamento permanente na Delegacia já lhe trouxe prejuízos. "Uma vez minha casa foi assaltada e só depois de 4 horas foi que eu consegui registrar um BO. Na hora do ocorrido, não tinha escrivão. Eu me senti incapaz de tentar recuperar meus bens que foram roubados".

Mais informações
Delegacia de Polícia Civil do Crato
Avenida Perimetral Dom Francisco, 295
Bairro São Miguel
Região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1285

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis