Construção civil cresce e gera mais empregos para a região do Cariri

O crescimento do setor de construção civil e da economia no Cariri é exponencial. A afirmação é do engenheiro civil e professor universitário Jéferson Marinho. Segundo o professor, a economia cresce em uma vertente positiva e não tem previsão de parar. Ele avalia que esse crescimento se deve ao crescimento geral do Brasil, com um adicional exclusivo do Cariri. “A construção civil cresce muito e o momento agora é que os bons construtores terão seu papel ampliado no próximo período”, avalia.

Mesmo sem quantificar esse crescimento, Marinho avalia que no geral o mercado ainda é muito promissor e muitos bairros de cidades como Juazeiro, Crato e Barbalha vão se valorizar ainda mais. Ele cita como exemplo o bairro Muriti, em Crato, único espaço, para ele, em que a terra de Bárbara de Alencar tem para crescer no setor da construção civil. Em Juazeiro do Norte, Marinho aponta o Bairro Lagoa Seca como um dos mais valorizados hoje, que conta com um complexo de grandes obras, como universidades, condomínios e apartamentos de luxo.

Patrícia Coelho, representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) tem avaliação similar a de Jéferson Marinho. De acordo com a empresária, projetos como o Minha Casa Minha Vida contribuíram para o fortalecimento da construção civil em Juazeiro do Norte. Outro ponto é a reforma e construção de shoppings centers na terra de Padre Cícero. “Essas construções ajudaram muito a aquecer o mercado”, avalia.

Ela lamenta, entretanto, os problemas de mão-de-obra. “Tivemos um verdadeiro apagão na mão-de-obra que prejudicou em muito o setor, mas isso começou a ser superado”, disse. Patrícia Coelho avalia ainda que no próximo período a tendência é de crescimento. “Acredito que o setor de construção civil tem ainda muito que crescer em nossa região, já que muitos empreendimentos devem ser lançados e há espaço no mercado para esse tipo de investimento”, afirma. Para Patrícia Coelho a construção civil deve ser atualmente um dos setores da economia regional que mais cresce, emprega e gera desenvolvimento para o Cariri.

Tarso Araújo

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis