Cariri recebe edição do Ceará faz Ciência

A primeira edição do projeto de incentivo ao conhecimento científico e tecnológico Ceará Faz Ciência passou pelo Cariri na tarde da última quarta-feira, quando mais de 50 alunos de escolas públicas do ensino fundamental, médio e técnico apresentaram experimentos e projetos científicos em diversas áreas do conhecimento. A feira representa o primeiro passo para a participação dos estudantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que deverá acontecer no próximo mês de outubro, entre os dias 15 e 21. Os expositores e visitantes que passaram pelos estandes tiveram uma surpresa com o lançamento do tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".

A próxima edição do Ceará Faz Ciência acontecerá na região dos Inhamuns, na cidade de Tauá, no dia 20 de junho. A feira no Cariri reuniu mais de dois mil estudantes. Ao todo, foram selecionados 25 trabalhos dos 66 inscritos. Entre os mais relevantes estavam o de criação de aplicativos para smartphones e tablets, desenvolvido para facilitar a procura por informações sobre paleontologia na Chapada do Araripe; o metrô com vida, que visa fortalecer o turismo na região do Cariri; e o de desinfecção da água por energia solar, que tem a meta de obter uma total desinfecção microbiológica da água através da exposição ao sol. 

Os vencedores regionais na categoria fundamental foram os projetos Paleontologia e o Metrô do Cariri, que conquistou o primeiro lugar, Replicas de Fósseis e Reciclagem Sustentável. Já na categoria do ensino médio, o a primeira colocação foi para o trabalho Araripe´s Code Way, que é um software para evitar o desperdício do potencial turístico; em segundo lugar ficou o de Energia Solar para de Semáforos Urbanos; e em terceiro o de Desinfecção da Água por Energia Solar.

Todos os melhores projetos foram premiados. Como forma de incentivo à ciência, os professores e estudantes receberam tablets, Mp4 e jogos educativos. Os primeiros colocados das duas categorias ganharam uma bolsa de iniciação científica júnior do CNPq. Já a escola mais participativa recebeu um mini laboratório de ciências.

De acordo com o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, o objetivo da feira é popularizar a ciência, fazendo com que os experimentos sejam mostrados à população. Para ele, além de despertar a curiosidade e o interesse pelos estudos científicos, o Ceará Faz Ciência é um evento que desmistifica a ideia de que ciência é algo inacessível. "A qualidade dos projetos está vinculada ao empenho dos professores, onde eles conquistam prêmios independente das condições adversas da estrutura de algumas escolas. Entre os trabalhos apresentados, a gente vê que os estudantes estão preocupados com o bem estar de suas comunidades".

Francisco Carvalho disse ainda que, mais importante do que receber uma bolsa de incentivo, é criar vínculos com a mais importante instituição de fomento a pesquisa no Brasil, o CNPq.

Preocupação
O evento teve atividades paralelas, como apresentações do Ciência Itinerante, que é um projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O nível dos trabalhos produzidos foi tão elaborado cientificamente e a maioria deles demonstrou um grau de preocupação, que estão sendo aplicados em beneficio das comunidades onde os estudantes residem.

Participantes
2 mil estudantes participaram da edição do Ceará Faz Ciência, em Crato. A próxima edição do evento acontecerá na cidade de Tauá, no dia 20 de junho

Mais informações
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Av. Doutor José Martins Rodrigues, 150
Bairro: Edson Queiroz
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.6400

YAÇANA NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis