Barbalha abre festa com Noite das Solteironas

A cidade de Barbalha reverencia no mês de junho Santo Antônio, mais conhecido na cultura popular do Nordeste por ser o “santo casamenteiro”. A festa que se inicia oficialmente amanhã, tem forte tradição e agrega à cidade a geração de emprego, renda e ampliação do turismo. A Trezena de Santo Antônio teve início no último dia 30, aberta e coordenada pelo padre Cícero Alencar, pároco da Igreja matriz de Santo Antônio.

Com o tema religioso “Abençoados por Santo Antônio viveremos ano da fé” a festa e a Trezena se desenrolam até o próximo dia 13. A Trezena, que aglutina milhares de pessoas da cidade e de municípios vizinhos todos os anos, tem 302 anos de existência. Para o pároco Cícero Alencar, esse tempo mostra a força da fé do povo de Barbalha. “Essa é uma das festas mais importantes do Nordeste, e sempre tem a unidade do calendário religioso com o calendário sócio-cultural, isso é importante”, afirma, lembrando que “a festa é a demonstração da religiosidade de um povo. São mais de 300 anos de oração e fé prática que passa pelo tempo”, conclui.

O padre Cícero Alencar lembra também que os carregadores do pau da bandeira tem tudo a ver com parte religiosa do evento. “Na última quinta-feira eles já vieram aqui na igreja e foram abençoados para que façam o importante trabalho de carregar o Pau da Bandeira no domingo”, afirmou. Hoje o calendário social é aberto com a Noite das Solteironas. A festa existe há 11 anos e foi criada por grupo de solteiras tendo à frente a solteirona mais famosa de Barbalha, a advogada Socorro Luna.

Sua casa, na Rua do Vidéo, é bastante movimentada e centro das atenções nos dias da festa. Socorro Luna coordena a Noite das Solteironas, que acontece ao lado da Igreja Matriz de Santo Antonio após a missa. A festa aglutina cerca de 10 mil pessoas, e tem em seu encerramento um show de forró pé-de-serra que este ano terá como uma das atrações o cantor e compositor Fábio Carneirinho.

Na oportunidade será prestada uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que para Socorro Luna, representa a própria cultura nordestina.

Socorro Luna lembra, entretanto, as grandes atrações que são as receitas feitas por ela e uma equipe de amigas que trabalha na formação do kit casamento. Cada kit é composto por uma medalhinha do santo, uma oração e um pedaço da casca da árvore do pau da bandeira. Para fazer o kit, Socorro e sua equipe acompanham o corte do pau da bandeira e tiram pedaços da casca.

“É preciso deixar claro que esses kits, além de seu valor, tem a oração que todos nós fazemos para que uma pessoa solteira, seja homem ou mulher, consiga um namorado ou namorada”,afirma. A Noite das Solteironas tem expressão na própria fama de Santo Antonio como santo casamenteiro. “Tenho certeza que muita gente que vem aqui consegue depois um par para sair da solidão”, afirma Socorro. Ela diz que no seu caso, porém, de tanto fazer esse trabalho, acredita que o santo se apaixonou por ela e não a deixa que se case. “Vem gente de todo Brasil para Barbalha nessa festa. Acredito que muita gente que vem aqui depois casa”, afirma.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis