4 estratégias para construir um relacionamento feliz

A grande maioria das pessoas ao ouvir a seguinte questão: “Qual o segredo para um bom relacionamento?” Não conseguem sequer ter uma idéia de como responder a essa questão e as que respondem, acabam dando uma idéia errada.

As pessoas que conseguem responder a questão acima, geralmente dizem: “Não minta”, “Não critique”, “Não guarde rancor” e etc. As mais diversas baboseiras genéricas que nós estamos cansados de escutar, todos os “não faça”, e isso não poderia estar mais errado, pois os relacionamentos benignos são concebidos através de foco positivo. Isso mesmo, ao focar o que você não deve fazer, acaba por ofuscar aquilo que você deve realmente fazer, claramente falando, você estará com seu foco direcionado à aquilo que é negativo e como dizia Tony Robbins: “Seu foco determina sua realidade.” – Portando ao manter seu foco ao que é negativo, por conseqüência obterá resultados negativos.

Foco positivo vs Foco negativo
Foco positivo pode fazer verdadeiras maravilhas por você, trazendo novas perspectivas e moldando conceitos que influenciam toda sua vida. Podemos discernir o foco positivo do negativo observando que, enquanto um te torna mais receptivo, o outro te deixa em resignação contínua. Desenvolver foco positivo é um processo que te deixará com uma visão ampla das possibilidades, eliminará suas tendências negativas, te guiará a estado de equilíbrio e maximizara outros aspectos saudáveis que vão auxiliar na promoção de um melhor relacionamento. Quando o relacionamento é estabelecido através de foco positivo, é criada então uma conexão emocional verdadeira com base em uma seqüência de sentimentos benéficos que promove a felicidade e satisfação do casal.

“Estabelecer objetivos positivos e partilhar experiências significativas aumentam a intimidade e desenvolvem um relacionamento sólido e satisfatório.”

Problemas e conflitos pessoais
É muito comum que haja problemas pessoais e isso não significa que tais problemas tenham que refletir na relação, mas algumas vezes isso acontece, então como resolver? Durante nossa vida temos e passamos por diversos problemas que são complicados, mas ao entrar num relacionamento as coisas podem ser bem diferentes do que de costume, principalmente quando o problema não é com você. Quando surgir um problema com a outra pessoa você deve ter a percepção da dificuldade que ela esta tendo, sem tentar se envolver, a não ser que sua ajuda seja solicitada. O grande problema que podemos constatar é que quando a outra pessoa tem um problema a primeira atitude que você tem é se envolver e querer resolver o problema pra ela, isso é errado? Sim, sua intenção pode ser a melhor, mas isso não ajudará, pois quando sua/seu companheira(o) está com determinado problema, você sente “pena” dele(a), e por isso tenta ajudar na resolução sem que sua ajuda tenha sido pedida, isso não apenas é desrespeitoso, como também é uma forte indicação de você acredita que sua/seu companheira(o) não possui iniciativa, capacidade e recurso próprio para lidar com a situação.

Discussões inúteis e batalha de EGO 
Quando vocês estão juntos conseguem permanecer em harmonia ou encontram-se buscando razões para gerar discussões? Muitas vezes isso acontece e você não se da conta até já estar numa discussão totalmente inútil e em algum momento acaba percebendo que não se lembram nem porque estão discutindo, tudo tornou-se uma batalha de egos, quem está certo ou errado e nada mais importa. A única forma de não entrar em tais conflitos é evitar buscar motivos para discutir, controlar sua necessidade de “provação” e apreciar a outra pessoa, caso não consiga de forma nenhuma, então talvez não esteja habilitado para relacionamento.

Criar e transmitir: humor e diversão 
Qualquer relacionamento precisa de bom humor e diversão para se manter vivo e a falta desses componentes pode significar a “morte” da relação. Com a correria do dia-a-dia... trabalho, compromissos, estudos e afazeres diversos que invadem e tomam seu tempo e acabam não deixando espaço para brincar e se divertir. É preciso buscar um equilíbrio para sua vida funcionar de maneira satisfatória e é claro, manter uma relação saudável e feliz, mas sem humor e diversão isso é impossível. Você pode até imaginar que para lidar com problemas no relacionamento deve pensar e manter uma comunicação seria e analítica, porém o bom humor pode ser a chave para resolver qualquer conflito, isso mesmo, mas veja bem... Eu disse: bom humor e não zombarias.

“O bom humor ajuda a lidar com problemas, superar obstáculos, emitir mensagens positivas e promover uma vida mais significativa.”

Um casal que busca resolver um conflito através de bom humor sente-se mais ligado e obtém melhor entendimento do que tentando resolver utilizando de comunicação lógica e seria. Tenha em mente que usar bom humor nessas horas não quer dizer que você deva ser sacana, hostil e muito menos que deva ironizar através de: imitações de voz, linguagem corporal e expressões quaisquer.

As estratégias acima abordadas se comprovam muito eficazes, portando faça bom uso das mesmas e construa um relacionamento único, significativo e acima de tudo... Verdadeiramente feliz!

Fonte: Mundo DSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis