Sua saúde: Melanoma pode ser até 30% mais grave em homens do que em mulheres


O melanoma, caso mais grave de câncer de pele, pode ser até 30% mais agressivo nos homens do que nas mulheres, segundo concluíram pesquisadores do centro médico universitário Erasmus de Rotterdam, na Holanda. O estudo, que foi publicado na edição desta semana do periódico Journal of Clinical Oncology, observou que as mulheres têm maior taxa de sobrevivência e menor progressão da doença.

De acordo com os pesquisadores, outros trabalhos já haviam indicado que as mulheres com melanoma têm certa vantagem sobre os homens, e que isso pode se dever a fatores biológicos e comportamentais. Os autores do estudo se basearam nos resultados de testes clínicos feitos no Grupo de Melanoma da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento de Câncer (EORTC, na sigla em inglês).

Ao analisarem 2.672 pacientes diagnosticados com melanoma em estágios iniciais, os especialistas descobriram que, de maneira geral, a doença é 30% menos agressiva entre as mulheres, independentemente da idade dos participantes e da localização do câncer no corpo. Segundo a pesquisa, a sobrevivência de pacientes com melanoma foi maior entre o sexo feminino, e a progressão da doença, ou a metástase, mais agressiva entre os homens.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis