Morre filhote de baleia que estava encalhado na Praia de Iracema

Morreu na tarde desta sexta-feira (11) o filhote de baleia da raça cachalote que havia encalhado pela na Praia de Iracema. Ele estava sendo monitorado desde as 8h por uma equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Segundo o biólogo da equipe, Juaci Araújo, o filhote estava muito debilitado e já corria risco de morte.

O filhote macho tinha dias de vida e estava muito ferido, em decorrência das condições do local onde ele encalhou, que há muitos restos de embarcação e ferros. A baleia mede cerca de quatro metros e tem uma tonelada e meia, peso muito abaixo da média, que deveria ser, no mínimo, de duas toneladas. A situação era caracterizada como sendo delicada.

Ainda não há previsão para a divulgação do laudo da necropsia, que já está sendo realizada. Mas a Aquasis antecipa que parte da musculatura e dos órgãos do animal serão descartados e os ossos, enterrados, para que depois possam ser utilizados em estudos.

Juaci também diz que não se sabe a causa de o filhote ter sido afastado da família, mas que é muito comum baleias da raça cachalote encalharem no litoral cearense, assim como as jubarte.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis