Esporte: Webber vence em Mônaco, e F-1 bate recorde de equilíbrio; Massa é o sexto


Equilibrada e emocionante, a temporada 2012 da Fórmula 1 ganhou um capítulo histórico nas ruas do principado de Mônaco neste domingo. Pela primeira vez nos 63 anos de categoria, seis pilotos diferentes venceram as seis etapas inicias do campeonato. Em Monte Carlo, foi a vez de Mark Webber, da RBR, sentir o gosto do champanhe no alto do pódio e aumentar a lista que já contava com Jenson Button (Austrália), Fernando Alonso (Malásia), Nico Rosberg (China), Sebastian Vettel (Bahrein) e Pastor Maldonado (Espanha). O brasileiro Felipe Massa também teve motivos para sorrir no domingo: disposto a reagir, chegou em sexto lugar, sua melhor colocação neste ano.

Após herdar a pole position com a punição a Michael Schumacher no sábado, o australiano só deixou a ponta por algumas voltas, em razão da parada tardia nos boxes do companheiro Vettel. E a vitória que parecia tranquila ganhou contornos dramáticos no fim. A chuva, que ameaçou cair durante toda a prova, resolveu dar as caras faltando 12 voltas. Juntou o pelotão da frente e fez a diferença entre o líder Webber e o sexto colocado Massa cair para três segundos.

O piloto da RBR conseguiu administrar a pequena vantagem sobre Nico Rosberg e completou as 78 voltas na primeira colocação. O alemão da Mercedes cruzou em segundo, seis décimos atrasado na briga pela vitória. Alonso, que ganhou a posição de Lewis Hamilton nos boxes, completou o pódio. O espanhol chegou imediatamente à frente de Vettel e tirou o rival da liderança do campeonato. Agora, Alonso tem 76 pontos, três a mais que o alemão da RBR, que acumula os mesmos 73 pontos de Webber, mas fica à frente nos critérios de desempate (posições melhores nas corridas). Confira aqui a classificação completa.

Em busca da volta por cima após um início ruim no campeonato, Massa confirmou o bom fim de semana. Com o sexto lugar, marcou oito pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela. Além disso, teve um exibição consistente, andou no ritmo dos líderes e terminou a prova apenas seis segundos atrás do vencedor Webber. O compatriota Bruno Senna, da Williams, também chegou na zona de pontuação. Fechou em décimo, assegurou um ponto e está logo à frente de Massa, com 15.

Jenson Button e Pastor Maldonado foram os destaques negativos do fim de semana. O inglês da McLaren largou em 12º, foi ultrapassado por Heikki Kovalainen, da “nanica” Caterham, e duelou com o finlandês durante toda a prova até abandonar a oito voltas do fim. O venezuelano, vencedor do GP da Espanha, largou em último e bateu logo na largada. Outro que não completou a prova foi Michael Schumacher. O heptacampeão tinha feito uma profecia: disse aos jornalistas que seria o mais rápido do treino, cairia para sexto por causa da punição na Espanha (quando bateu em Bruno Senna) e venceria a prova no domingo. As duas primeiras partes se concretizaram, mas ele não conseguiu acompanhar os líderes e abandonou na 65ª volta com problemas na Mercedes.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis