Esporte: Hamilton é punido após pole e Maldonado larga em primeiro na Espanha; Massa é o 16º

O inglês Lewis Hamilton foi pole position do Grande Prêmio da Espanha apenas por algumas horas. O piloto da McLaren dominou o treino classificatório deste sábado, obteve o melhor tempo, mas acabou punido pelos comissários de prova, viu a primeira colocação ficar com o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, e largará na última colocação.

De acordo com o regulamento da Fórmula 1, o volume mínimo de combustível permitido no tanque no retorno aos boxes é de 1 l, para que o material possa ser analisado pelos fiscais. Para evitar ficar abaixo do limite, Hamilton parou seu carro logo após a volta rápida com 1,3 l no tanque. Os comissários, porém, chamaram representantes da McLaren e consideraram a manobra ilegal.

Maldonado, que havia ficado em segundo com 1min22s285, foi o beneficiado e obteve a primeira pole de sua carreira. Fernando Alonso e Romain Grosjean completaram os três primeiros. Felipe Massa largará em 16º, seguido de Senna em 17º.

Devido ao forte calor, os pilotos optaram por permanecer maior tempo nos boxes e foram para a pista após quase 10 minutos do início do treino. Hamilton dominou o Q1 e foi o mais rápido com 1min22s583. Romain Grosjean, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Pastor Maldonado completaram a lista dos cinco primeiros.

Felipe Massa foi apenas o 14º colocado da parcial, enquanto Bruno Senna teve desempenho ruim, bateu em sua última tentativa e terminou com 1min24s981. Além de Senna, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Charles Pic, Timo Glock, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan foram eliminados.

No Q2, Massa conseguiu melhorar o tempo apresentado no início da manhã, mas ainda assim ficou muito longe dos demais e foi o pior da parcial, com 1min23s444. Maldonado surpreendeu com o tempo mais rápido (1min22s105), seguido por Hamilton, Grosjean, Perez e Raikkonen.

Quem decepcionou no treino foi Jenson Button e Mark Webber, que acabaram fora do Q3 e ficaram, respectivamente, na 11ª e 12ª colocações. Paul Di Resta, Nico Hulkenberg, Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo foram os outros eliminados, além de Massa.

Na etapa final do treino, Hamilton registrou uma boa volta e liderou praticamente todo o Q3. Vettel, Schumacher e Kobayashi optaram por poupar pneus e não foram para a pista. Nos segundos finais, Maldonado ‘roubou’ a primeira colocação ao obter 1min22s285, mas o piloto inglês deu o troco em seguida com 1min21s707 e ficou a pole position até ser desqualificado.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis