Crato (CE): Ronda cadastra flanelinhas

Devido ao grande número de reclamações dos condutores de veículos que transitam pelas ruas do Centro do Crato, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Ronda do Quarteirão e Conselho Tutelar estão cadastrando os flanelinhas que atuam no Município. Desde o último dia 17, mais de 20 flanelinhas já entraram para a relação. A ação tem o objetivo de melhorar a segurança aos motoristas, além de disciplinar a atividade. O cadastramento irá criar uma ficha contendo o nome, foto, endereço e local de trabalho das pessoas que atuam como flanelinhas. Com a ação, os condutores que se sentirem ameaçados ou coagidos por eles, poderão procurar as autoridades para realizar a abertura de um inquérito policial.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças menores de 18 anos não podem exercer atividades que os colocam em situação de risco. Por isso, o cadastramento dos flanelinhas visa também coibir esse tipo de prática. Até agora, dos 25 flanelinhas identificados, cinco eram menores de idade. Todos eles confessaram ter abandonado a escola e serem viciados em drogas. Diante da situação, as autoridades responsáveis pelo cadastramento dos flanelinhas vai encaminhar os menores para o Conselho Tutelar do Município, afim de que eles recebam assistência e possam ser acompanhados.

Crachá
Após o cadastramento, os flanelinhas irão receber um crachá de identificação. Na cidade ainda não existe uma lei que regulamente e discipline a atividade. Mas as autoridades de trânsito e policial irão fiscalizar a atuação dos flanelinhas nas ruas. O cadastramento vai permanecer até a próxima terça-feira. Os flanelinhas que desejarem realizar o cadastramento devem procurar a sede do Ronda do Quarteirão, de posse do documento e comprovante de endereço. Após o período, haverá fiscalização nas ruas para que os flanelinhas não cadastrados não possam cobrar pelos serviços.

De acordo com o supervisor do Ronda do Quarteirão, capitão Francisco Paulo Rabelo de Luna, o cadastramento vai representar um estudo que irá desvendar quem são os flanelinhas que atuam na cidade. Ele conta que uma parte dos jovens estava atuando na cidade é viciada em drogas. O dinheiro arrecadado nas ruas, por alguns deles, geralmente, é usado para comprar entorpecentes. Atualmente, alguns desses se aproveitam da falta de fiscalização para praticar arrombamentos a carros e estabelecimentos comerciais e furtos a transeuntes. "Iremos investigar a vida pregressa de cada um deles. Após esse levantamento, vamos saber se eles respondem a crimes ou tem algum mandato de prisão. Com isso, queremos proporcionar mais segurança para a população e aos comerciantes", afirma.

Segundo o capitão Rabelo, no Crato, existem muitas denúncias de condutores que tiveram seus carros arranhados, com pneus furados ou arrombados, o que configura crimes contra a pessoa ou ao patrimônio.

A relação com os dados de cada um deles será encaminhada ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) no Município.

Mais informações
Ronda do Quarteirão
Avenida Perimetral D. Francisco S/N
Bairro Pinto Madeira
Crato - Cariri
Telefone: (88) 3102.1284

YACANÃ NEPOMUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis