Crato (CE): Projeto do Ronda beneficia crianças e adolescentes carentes

Uma parceria entre o comando do Ronda do Quarteirão e entidades como Juizado Especial, SESC, URCA e UVA, está proporcionando a crianças e adolescentes carentes uma oportunidade de aprender artes marciais como judô, jiu jitsu, mai tai, karate e capoeira na cidade do Crato.

O objetivo do projeto é proporcionar aos jovens uma alternativa para que eles não escolham o mundo das drogas e da violência. Além disso, o projeto procura aproximar a Polícia Militar da comunidade.

Para o Capitão Rabelo Luna, já se percebe uma mudança de comportamento, tanto da comunidade, quanto da polícia. “Em alguns lugares éramos recebidos com vaia e pedras. Hoje já se percebe uma mudança, principalmente, por parte dos próprios jovens que integram o projeto. Ou seja, uma afinidade maior entre polícia e comunidade,” destacou.

O projeto existe há pouco mais de dois meses e todo o material para o desenvolvimento das atividades, como tatame, kimono e outros, são adquiridos através das parcerias, doações e da destinação de recursos advindos de multas referentes a penas alternativas. Os recursos do jogo do bicho, retidos recentemente numa operação da Polícia Federal, serão requeridos para o projeto.

O projeto que atende, em média, 120 alunos de 5 a 17 anos dos bairros do Gesso, Alto da Penha e Pinto Madeira, recebeu no mês passado a visita do judoca Rogério Sampaio, campeão olímpico, que dará nome a sala sede do projeto na URCA.

Para a promotora Alexandra Magda, que responde pelo anexo do Juizado Especial em Crato, a satisfação está em promover saúde e lazer ás crianças. “O projeto proporciona a essas crianças carentes, o acesso a uma academia, além de ser uma forma de tirá-los da rua e uma vida ociosa”, disse a promotora.

Hoje o projeto conta com 8 voluntários, entre professores e outros profissionais. O professor voluntário de Judô, Erbson Graciola, disse que o judô deve ajudar as crianças, não apenas no lado do esporte, mas, também, no seu lado filosófico que somará para a formação da base dessas crianças no futuro.

O projeto funciona segunda, terça, quinta e sábado, na base do Ronda, Escola Dom Quintino e Igreja de São Francisco.

Madson Vagner

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis