Crato (CE): Farmácias ampliam produtos

Há aproximadamente 10 anos, as farmácias instaladas na região do Cariri passaram por mudanças consideráveis. Para acompanhar as tendências das lojas do setor das grandes cidades, renovaram seus estoques e investiram em outras mercadorias que vão além dos medicamentos. O novo perfil permitiu mais comodidade e rapidez no atendimento aos clientes, que agora podem encontrar nas farmácias alguns produtos do gênero alimentício, perfumaria, linha de conveniência, serviços ambulatoriais e até de pagamento de contas em duplicatas.

Devido ao desenvolvimento das cidades, o crescimento da população e o fortalecimento do turismo regional, as mudanças nas redes de farmácias tiveram que ocorrer gradativamente. Hoje, as adequações transformaram o setor. As farmácias e drogarias já não são mais vistas apenas como o local onde existe o comércio de medicamentos. De acordo com o gerente de uma das lojas das Drogarias Avenida, João Carlos da Silva, os clientes ficaram mais exigentes e cobram por novidades e variedade nas prateleiras. Além de bom atendimento, também agilidade e preços baixos.

As farmácias registram aumento nas vendas de medicamentos e produtos agregados. Os vendedores são treinados para oferecer produtos adicionais. Com o intuito de facilitar as compras, as farmácias organizam os itens relacionados, fazem layouts por seguimentos e com isso, induzem o cliente a comprar mais e os vendedores a realizar as vendas "casadas".

A rede Drogarias Avenida atua no setor há 25 anos. É pioneira no serviço de entrega grátis. Para ampliar as vendas, a rede dispõe de um número de telefone 0800 para os clientes que desejam fazer compras sem sair de casa. Há cinco anos, a empresa percebeu a necessidade de estender o horário de atendimento. Hoje, conta com uma loja 24 horas.

Atualmente, os produtos que não pertencem à linha farmacêutica ocupam entre 25% e 30% das prateleiras das farmácias e drogarias do Cariri. O faturamento com esse tipo de mercadorias chega a ser cerca de 20% de todas as vendas das lojas. A margem de lucros com a venda de medicamentos de referência é de até 15% do total de todas as mercadorias comercializadas no seguimento.

Com 17 lojas, sendo sete delas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu, a rede Drogarias Feitosa é uma das maiores a atuar no Cariri e demais regiões do Estado. Desde 1997, quando foi inaugurada a primeira loja do grupo, as Drogarias Feitosa vem conquistando espaço no mercado. Atualmente, já são mais de 20 mil clientes cadastrados no banco de dados da empresa. A prestação de serviços gratuitos, como a aplicação de aerosol, soroterapia, verificação de pressão arterial e entregas em domicílio são os principais atrativos para garantir a fidelização da clientela.

Diferente de outras farmácias, as Drogarias Feitosa já iniciaram a atuação no mercado com um estoque variado. Além das medicações, foram feitos investimentos em outros itens como suplementos alimentares, perfumes, produtos de higiene pessoal, ortopédicos, equipamentos eletrônicos e também hospitalares.

A comercialização desses itens, mensalmente, chega a atingir 26% das vendas totais das lojas do grupo.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis