Barbalha (CE): Festa irá homenagear centenário de Luiz Gonzaga

Com homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a festa de Santo Antônio, em Barbalha, será aberta este ano no dia 3 de junho. Antes, no dia 17, já começa o ritual do corte do Pau da Bandeira, para a abertura dos festejos. A festa contará, nos seus 84 anos de realização, com a presença da cantora Elba Ramalho, e Fábio Jr. A festa terá continuidade até o dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

A festa ainda contará com os cantores Chico Pessoa, Jorge de Altino, Ítalo e Renno, Fábio Carneirinho, Nando Cordel e outros grupos regionais. O tradicional festival de quadrilhas juninas será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho, com a participação de 14 equipes adultas e infantis. Grupos folclóricos devem se juntar aos fieis no dia do levantamento do Pau da Bandeira no Corredor Cultural realizado nas ruas do município.

Os bonecos gigantes que vão animar os desfiles e outras atividades da festa foram confeccionados por cerca de 50 jovens de Barbalha que participaram de uma oficina promovida pela Secretaria de Cultura. O carregamento do pau da bandeira, o ato mais tradicional do evento, centenas de homens retiram e transportam por seis quilômetros o mastro de madeira que será hasteado em frente à Igreja Matriz, durante toda a festa.

A tradicional Festa de Santo Antônio será encerrada com a procissão alusiva ao santo, num cortejo pelas principais ruas da cidade, com milhares de fieis.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis