Apreensão de veículos cresce 1.200% no Ceará

Capotamentos, batidas, atropelamentos. Os acidentes de trânsito, em geral, estão crescendo a cada dia no Ceará e, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos principais motivos é o grande número de irregularidades. De acordo com o órgão, em 2010, foram apreendidos 805 veículos e, na maioria dos casos, o condutor possuia a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já em 2011, a quantidade de apreensões passou para 10.474, o que equivale a um aumento de 1. 200%.

Destes, 4.782 motoristas não eram habilitados ou tinham permissão para dirigir em categoria diferente da do veículo que estavam conduzindo, o que representa 45% do total das apreensões realizadas ano passado. Ainda de acordo com o órgão, somente nos primeiros quatro meses deste ano, 5.697 veículos foram apreendidos, o que corresponde a mais da metade do total do ano passado. Sendo que 3.525 eram motos, 1.766 eram carros e outros 406, mobiletes.

Os dados do Departamento Estadual de Transito do Ceará (Detran/CE) também acompanham os da PRE, pois, em 2010, o órgão flagrou 3.006 condutores não habilitados e, em 2011, registrou 10.394, um aumento de 245,77%. Outro número relevante é a quantidade de multas aplicadas aos proprietários dos veículo que permitiram que o condutor não habilitado tomasse posse deste. Passou de 2.109 em 2010 para 7.527, um crescimento de 256,90%.

Flagrantes
Conforme o comandante da PRE, coronel Túlio Studart, a maior parte dos flagrantes são realizados no Interior. Já na Capital, acontecem em bairros mais afastados do Centro. Ele ressalta que o número de apreensões aumentou depois que a PRE passou a realizar blitz em parceria com o Detran dentro da Capital. Porém, segundo ele, o objetivo da Polícia não é apenas fiscalizar o trânsito, mas também realizar segurança da população.

Para que isso aconteça com mais eficácia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza um mapeamento dos lugares onde acontece os homicídios. "O foco nessa blitz é apreender armas, drogas e capturar elementos foragidos da justiça e veículos roubados. Primeiro, fazemos a abordagem policial, depois as infrações administrativas e a maioria dos condutores não são habilitados ou licenciados", afirma.

Homicídios
Na última quinzena, segundo ele, os bairros mapeados foram Vicente Pinzón, Jangurussu, Tancredo Neves, Vila Velha Quintino Cunha, Serrinha, Nova Metrópole, Araturi, Jurema e Picuí. "Muitos homicídios são cometidos por pessoas que estão conduzindo veículos de duas rodas e, na maioria das vezes, estão envolvidos com o tráfico de drogas da região", explica.

Ainda de acordo com Túlio Studart, no Interior, a quantidade de veículos de duas rodas não habilitados ultrapassa 85%. Uma situação que, segundo ele, só será resolvida após a municipalização do trânsito. "O nosso grande calo é a ausência da municipalização, pois apenas 52 possuem órgão de trânsito, outros 132 não possuem fiscalização. Ontem, flagramos até uma motocicleta ainda com duas letras e placa amarela, regulamentação que mudou desde 1997", diz.

Segundo ele, a PRE faz cerca de 25 blitz diariamente nas rodovias estaduais do Interior do Ceará. Nessas ocasiões, a PRE chega a apreender 80 veículos em uma manhã. Conforme ele, a maioria dos gestores municipais diz que não tem recurso para implantar um órgão de trânsito. Porém, o Ministério Público deve exigir que a lei seja cumprida. "O senso comum da população é que, se o trânsito não foi municipalizado, a lei não chegou ainda. Esse município devia avaliar quanto está gastando com saúde e deslocamento de ambulâncias", alerta Túlio Studart.

KARLA CAMILA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis