Nova Olinda (CE): Cidade amplia opções para o turismo comunitário

A cidade que passou a ser uma referência em turismo de base comunitária, graças ao trabalho desenvolvido por meio da Fundação Casa Grande, com a Cooperativa Mista dos Pais e Amigos da Casa Grande (Coopagran), no Cariri, realiza, nos próximos dias 28 e 29, o Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária do Cariri. Esse é o segundo encontro na sede da instituição, em Nova Olinda, que traz a temática. O primeiro foi internacional, em parceria com a Universidade de Coimbra e Ministério do Turismo, há mais de três anos.

Dessa vez, em parceria com o Ministério do Turismo, e por ser um dos 65 Municípios do Brasil indutores do turismo, Nova Olinda passa a ser exemplo desse trabalho para a região, em que serão debatidas as principais alternativas para que outras cidades possam adotar esse tipo de iniciativa. Para isso, o foco das discussões estará centrado nos principais atrativos culturais de cada cidade.

Iniciativa
Segundo o presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, Nova Olinda é hoje um Município prioritário por conta da iniciativa, que começou há cerca de dez anos, com a cooperativa. E o projeto, realizado dentro de um trabalho organizado com as famílias, tem dado certo. De quatro pousadas iniciais, hoje já são 12. No ano passado, a renda do projeto chegou a R$ 35 mil. Além de proporcionar um turismo segmentado, há a promoção de inclusão social.

O seminário também terá o apoio do Fórum Regional de Turismo e da Prefeitura Municipal de Nova Olinda. O evento terá a presença de Municípios da região, como Santana do Cariri, que está desenvolvendo junto à prefeitura local, projetos de turismo de base comunitária, com abertura de pousadas com famílias da cidade.

Além de Santana, também estarão presentes representantes dos Municípios de Juazeiro do Norte, Crato Missão velha, Assaré, Barbalha e Exu, em Pernambuco. O público também conta com estudantes universitários e representantes de organizações não governamentais do Estado que já atuam na área.

Para Alemberg, esse será um momento de troca e aprendizado para todos. Ele acrescenta que o debate estará em torno de um turismo regional, mas que envolve o âmbito nacional, conhecendo novas experiências.

Para isso, haverá a participação da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol). Nos três dias destinados aos debates, serão enfocadas oito temáticas diferenciadas.

A ideia é dar ênfase a inclusão do turismo comunitário em cidades que já estejam referenciadas pela cultura e que isso funcione como um atrativo para os turistas. Alemberg exemplifica o caso das cidades de Assaré e Santana do Cariri, que já possuem museus como o de Patativa do Assaré e o de Paleontologia, que atraem uma clientela para essas localidades.

Articulação
O evento será uma oportunidade, segundo ele, de proporcionar uma articulação regional para o desenvolvimento de políticas sociais que venham gerar benefícios para a comunidade. Além disso, possibilita fomentar o diálogo entre os atores locais para planejar a promoção e operacionalização do roteiro turístico de base comunitária na Região do Cariri.

"O turismo comunitário é um turismo de gente pra gente, no qual podemos interagir com o homem e o ambiente de uma forma participativa, construindo equidade pela qualidade de conteúdo", diz Alemberg.

Programação
O seminário será aberto no sábado, 28, a partir das 8 horas, e contará com a palestra iniciada da representante do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo, Nilvana Ribeiro Soares, do Ministério do Turismo. Ela irá abordar o tema ´Políticas de apoio ao Turismo de Base Comunitária´.

Temas relacionados à economia solidária, com a experiência do Banco Palmas, roteiros de turismo de base cultural e científica, entre outros serão apresentados ao público. Será realizada durante o seminário uma oficina sobre Planejamento, promoção e operacionalização do roteiro de turismo de base comunitária no Cariri.

O evento contará com 180 participantes e as inscrições estão sendo feitas pelo site do evento, o seminarioregionaltbc.wordpress.com. Do seminário, será feito um diagnóstico para o Ministério do Turismo, mostrando o potencial da região.

Mais informações
Escritório da Fundação Casa Grande
Rua Ratisbona, nº 564
Centro - Crato/CE
Telefone: (88) 3521.8133
E-mail: imprensafcg@gmail.com

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis