Crato (CE): Escola está sem água há 15 dias

Há aproximadamente 15 dias, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Aderson da Franca Alencar, no município do Crato, está sem água. O problema vem gerando a evasão escolar dos estudantes, que estão sendo obrigados a abandonar as salas de aulas devido à sede, à falta de condições básicas de higiene e à ausência de merenda escolar, que não pode ser feita sem água.

A instituição fica no bairro Belmonte e tem mais de 480 alunos. Nos últimos dias, o cenário de sujeira na escola é recorrente. Mesmo que os zeladores tentem limpar, alguns espaços, como os banheiros, ainda permanecem sem condições de uso.

Ao todo, três caixas de água abastecem a Escola Aderson da Franca Alencar. Uma delas é destinada, especificamente, à cantina e aos bebedouros. Já as demais mandam água para os banheiros da unidade escolar.

A falta de água está causando transtornos para a direção da escola. Agora, os trabalhos estão sendo executados somente em meio expediente e as aulas precisaram ser reduzidas em 50% do horário habitual, porque os professores ficaram impedidos de continuar as atividades. A permanência dos alunos em sala de aula, que normalmente acontece em um período de quatro horas, passou a ser de apenas duas horas em cada turno.

A liberação mais cedo dos alunos ocasionou revolta em alguns pais. Eles já estão analisando as possibilidades de transferência de seus filhos para outras escolas. Segundo o diretor da instituição, Cláudio Villar, o problema é grave e pode atrapalhar o desempenho dos estudantes, uma vez que a perda de conteúdos já é relevante. "Teremos que alterar o calendário letivo para que as aulas sejam repostas", reclama.

A Secretaria de Educação do município e a direção da Escola Aderson da Franca Alencar enviaram ofícios solicitando à Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), responsável pelo abastecimento de água na cidade, uma vistoria urgente que pudesse indicar a solução.

Na sexta-feira, segundo a direção da escola, uma equipe do órgão visitou a instituição e indicou que a falta de água está ligada ao entupimento de um cano e das boias das caixas d´água. Até a tarde de ontem, o problema não havia sido solucionado. A reportagem tentou contato com a Saaec, mas os telefonemas não foram atendidos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis