Operação da PM destarticula grupos criminosos no interior do Ceará

O Comando de Policiamento do Interior (CPI), desde a última sexta-feira (16), realiza operação nos municípios do interior do Ceará para identificar e desarticular quadrilhas que promovem assaltos a pessoas, comércios e motoristas em estradas. Segundo comandante do CPI, o coronel Gomes Filho, 12 pessoas foram presas até às 7h desta sexta-feira (23).

“Entendo que ao combater o crime organizado, você combate quem lucra com isso. Mas ao combater os pequenos grupos, você trabalha mais diretamente a questão social e é isso que estamos fazendo”, explicou o coronel, acrescentando: “esse é um mecanismo de controle social”.

Segundo o comandante, até o momento, quatro áreas já receberam a operação. No baixo Jaguaribe, foi desarticulado um grupo que atuava assaltando mercantis e agências dos Correios. Na Serra Grande, uma quadrilha que aterrorizava a população em motos também foi detido.

Um outro grupo suspeito de furtar casas de veraneio na Região Metropolitana de Fortaleza (Horizonte, Chorozinho e Pacajus) foi desarticulada. Assaltantes também foram presos em Baturité. A operação, segundo Gomes Filho, vai continuar atuando no interior com o objetivo de reduzir a formação de novas quadrilhas.

Para o corornel, além de um maior impacto social, combater os pequenos grupo impede a formação de quadrilhas maiores. “Muitas pessoas acabam entrando no crime por falta de instrução. Com o tempo, esses pequenos grupos ganham experiência e crescem. Claro, seria infantil dizer que essa [ação policial] resolveria o problema da criminalidade, mas diminui e aumenta a sensação de segurança” afirma.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis