Barbalha (CE): Documentário `A Ordem dos Penitentes´ é exibido no Sítio Cabeceiras

Com a exibição do documentário “A Ordem dos Penitentes”, do cineasta Petrus Cariry, foi aberto oficialmente o projeto “Nós se Vendo”. A apresentação inicial da idéia aconteceu no Sitio Cabeceiras na zona rural de Barbalha, mais precisamente no terreiro do Mestre Decurião dos Penitentes Irmãos da Cruz, Severino Rocha. O autor da iniciativa é Francisco Demontiêr dos Santos Vieira, o Panticola, juntamente com o professor Josiêr Ferreira.

Segundo explicaram, a idéia é levar às comunidades documentários de momentos históricos, apresentações da cultura e depoimentos de filhos ilustres de Barbalha. De acordo com Panticola, o objetivo é possibilitar o acesso popular aos vídeos documentários, produzidos na terra dos verdes canaviais no sentido de promover as reflexões sobre questões sociais, políticas, ambientais, antropológicas e culturais no seio das comunidades barbalhenses.

Com isso, buscar o fortalecimento da autoestima do povo através de uma visão poética e rítmica que envolve as tradições com foco no desenvolvimento histórico local, principais riquezas culturais e naturais. As ONGs Corrupio Povo Cariri, Centro Pró Memória Josafá Magalhães e a Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, são as encarregadas das ações. O Projeto vai ao encontro do oue se pensa sobre a democratização da arte.

A Ordem dos Penitentes do Sítio Cabeceiras é um grupo de agricultores, único no Brasil que, infelizmente, parece estar com os dias contados. O lugar fica em um bucólico recanto cercado por canaviais escondidos no sopé da Floresta do Araripe. Desvendar os mistérios que se escondem por trás da secular tradição religiosa, por sua vez, exige algo mais que a simples curiosidade. Todo ano, o grupo é alvo de matérias em redes de TVs, principalmente na Semana Santana por conta da autoflagelação.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis