Wando passa por traqueostomia em hospital da Grande BH, diz boletim

O cantor Wando passou por um procedimento de traqueostomia nesta quinta-feira (2), de acordo com informações divulgadas nesta tarde no último boletim médico assinado pelo coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocor Instituto, Hebert Miotto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O artista está internado em estado grave com problemas cardíacos desde o fim da última semana.

O motivo do procedimento não foi explicado no boletim. O G1 tentou contato com Miotto por volta das 15h45, mas ele não atendeu o telefone. Ainda segundo o hospital, o cantor permanece sob efeitos de sedativos e respira com a ajuda de aparelhos. Wando deu entrada no Biocor com quadro de angina de peito e foi submetido a um cateterismo cardíaco na sexta-feira (27).

Exames constataram que ele estava com artérias do coração entupidas por placas de gordura. Era necessário, com urgência, fazer uma cirurgia de ponte de safena para substituir as partes das artérias com problemas. Mas o quadro clínico piorou, impedindo o procedimento.

Os médicos optaram então pela angioplastia que é a implantação de malhas de aço nas artérias para permitir a passagem do sangue. Ele foi internado no CTI logo após a angioplastia, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

Família agradece afeto
A mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, e a filha Gabrielle Burcci divulgaram nota de agradecimento aos médicos, amigos e fãs na tarde desta terça-feira (31) e pediram que todos continuem rezando."Continuamos contando com o afeto e a oração de todos", diz o texto. A carta foi entregue a jornalistas pela assessoria do Biocor.

"Gostaríamos de agradecer a todas as manifestações de preocupação e carinho de amigos e fãs para com o nosso querido Wando. Estivemos passando por momentos muitos difíceis e cruciais, mas sabemos que estamos agora em um melhor caminho. Apesar da gravidade do caso, sua melhora tem sido evidente e gradual", diz a família na nota, assinada pela filha Gabrielle Burcci e pela mulher do cantor, Renata Costa Lana e Souza.

“Ele gosta muito de viver”, disse Renata. Segundo a mulher, o cantor não bebe e não fuma, mas não tem uma alimentação regrada. Ainda de acordo com a mulher, Wando faz, todo ano, um check up da saúde, e os exames nunca indicaram nenhum problema cardíaco. A família toda está esperançosa na recuperação do cantor.

Wando, de 66 anos, tem oito netos e uma filha de cinco anos, com Renata, e outras duas filhas e um filho de casamentos anteriores. Gabrielle falou da união da família. “A família é muito unida. Estamos tentando passar tranquilidade”.

Músicas românticas
Nascido Vanderley Alves do Reis, em Cajuri, na Zona da Mata de Minas Gerais, Wando passou a infância em Juiz de Fora. Depois, foi para a cidade de Volta Redonda (RJ), onde vendeu leite, entregou jornal, foi feirante, motorista de caminhão e já se envolvia com a música, segundo o site oficial do cantor. Ele começou a fazer shows em bailes, com um grupo, e descobriu que as músicas românticas eram mais apreciadas pelas mulheres.

Em 1973, Wando gravou seu primeiro álbum, "Glória a Deus no céu, e samba da terra". O sucesso "Moça" veio em 1975, quando o cantor vendeu 1,2 milhão de discos compactos simples do álbum "Wando". Ao todo, são 28 álbuns na carreira do artista que ficou conhecido por ganhar calcinhas das fãs. O trabalho mais recente foi lançado em 2005, "Wando - Romântico brasileiro, sem-vergonha".

Leia a íntegra do último boletim médico
Belo Horizonte, 2 de fevereiro de 2012

Boletim Médico – 8 – Biocor Instituto – Paciente Vanderley Alves dos Reis (Wando)

Paciente ainda mantém o quadro grave e ainda sob efeitos de sedativos. Submetido à traqueostomia hoje. Respira com ajuda de aparelhos. Persiste em cuidados intensivos.

Assina o boletim o Dr. Heberth, coordenador médico do CTI do Biocor Instituto.

A família do paciente autorizou a divulgação dessas informações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis