Várzea Alegre (CE):Escolas fazem ajuste final para desfiles

O trabalho de confecção de fantasias e de preparação dos carros alegóricos das escolas de samba que desfilam no Carnaval desta cidade, a Unidos do Roçado de Dentro e a Mocidade Independente do Sanharol, está em ritmo acelerado. O corre-corre nas oficinas, galpões e nas casas dos passistas foi intensificado nos últimos dias. As baterias fazem os últimos ensaios e cada integrante trabalha cantarolando o samba que vai levar para a avenida o resgate da história da cidade, mas com muita animação.

Na próxima segunda-feira, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS) faz o desfile levando para a avenida o tema "Várzea Alegre de canto a canto", que vai mostrar a história e a cultura dos cinco distritos e da cidade. Os organizadores prometem um desfile comparado às escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, com fantasias de luxo, 850 passistas distribuídos em 18 alas e cinco carros alegóricos. "Teremos muito brilho, plumas e paetês", anuncia o presidente da agremiação, o médico, Pedro Morais de Aquino.

No sábado de Carnaval, dia 18, acontece o desfile da Escola de Samba Mocidade Mirim, com a participação de 300 crianças e adolescentes, distribuídas em dez alas. É um projeto social da agremiação para apoiar os jovens moradores do Bairro Sanharol e incentivar a cultura carnavalesca desde cedo.

Neste ano, a MIS contratou o serviço do carnavalesco e coreógrafo, Sávio Cesanny, com experiência em desfiles de escolas de samba cariocas e paulistas. O presidente da MIS, Pedro de Aquino, disse que o projeto do Carnaval deste ano prevê investimentos de R$ 85 mil. A receita é oriunda de mobilizações, doações e patrocínios, além de apoio oficial da Prefeitura de Várzea Alegre.

O desfile vai mostrar aspectos da cultura dos distritos do Município. De acordo com a pesquisa feita por carnavalescos, no Distrito de Calabaça descobriu-se a existência de uma etnia oriunda de quilombolas e de índios. Uma ala retrata a miscigenação desse povo. No Distrito de Canindezinho, o enfoque é a revelação de artes: letras, acordes e tintas, nas expressões do compositor Zé Clementino e do artista plástico, conhecido mundialmente, Babinski, que encontrou seu canto para viver e criar as suas telas expressionistas, e ainda resgata a vida da parteira Mãe Ana.

Na localidade de Ibicatu destacam-se o ouro, os laranjais e o jovem estudante deficiente e campeão nacional de matemática, Ricardo Oliveira, um exemplo vivo de superação. A "doutora do povo" e o ex-prefeito Lourival Frutuoso também serão retratados. No Distrito de Naraniú o destaque é a centenária Capela de São Caetano, tombada pelo patrimônio histórico estadual.

Na sede, o desfile vai enfocar a Festa do Padroeiro, São Raimundo Nonato. Fé, devoção, religiosidade e festa profana se misturam no mês de agosto e enchem as ruas da cidade de alegria, promessas e diversão.

Mais informações
Escola de samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS)
Presidente Pedro Aquino
Várzea Alegre
9964.5504

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis