Várzea Alegre (CE): Trabalhadores rurais fazem samba no carnaval

Para comemorar o bom inverno de 1963, agricultores da comunidade do Roçado de Dentro resolveram sair no carnaval pelas ruas do município de Várzea Alegre, a 446 km de Fortaleza. Com fantasias de máscaras de papelão e galhos como alegorias, o grupo recebeu apoio dos foliões e, hoje, reúne 700 integrantes, entre crianças, jovens e adultos, com o nome de Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd).

Há 49 anos, a escola de samba é uma das principais atrações do carnaval de Várzea Alegre e exibe nas ruas muitas cores, brilhos e paetês. No domingo (19), a partir das 17h, os 72 ritmistas da bateria da Esurd começam a fazer samba com o tema “Tributo a Várzea Alegre - Terra de Todos Nós”. “Este ano, vamos mostrar os contrastes do município. Nossa bateria, vai ter sanfona, berimbau e cuíca. Vai ser uma mistura”, conta o mestre da bateria, Carlos Joviano.

Ainda hoje, o aposentado Francisco Valentim não abre mão de tocar cavaquinho na “escola de coração”. “Eu puxo samba na Roçado de Dentro de muito longe. Comecei tocando cavaquinho e cantando”, lembra Valentim.

Da comunidade, a bateria seguirá pelas ruas, se unirá às 16 outras alas da escola na concentração e desfilará até o Parque Cívico São Raimundo Nonato na sede do município. De com a diretoria, em 2011, a Esurd desfilou com a participação de 800 pessoas para um público recorde de 5 mil espectadores.

Além da Unidos do Roçado de Dentro, o carnaval de Várzea Alegre também conta com a Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS). A escola foi fundada em 1986 e reúne moradores do bairro Sanharol. Antes de ser oficializada escola de samba, o grupo ganhava as ruas de Várzea Alegre como bloco “A velha debaixo da cama”.

A dedicação para as fantasias e alegorias aumenta a cada ano de carnaval. As escolas de Várzea Alegre já apostam em profissionais que passaram pelas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo para a preparação dos desfiles de Várzea Alegre. A MIS montou vários pavilhões pela cidade para montagem. O desfile oficial da Mocidade Independente do Sanharol será, às 19 horas, na segunda-feira (20) e terá como tema “A Várzea Alegre de Canto em Canto”.

Bloco e escola mirim
As escolas têm blocos e escolas mirins. No sábado (18), a MIS leva às ruas uma escola de samba mirim com 200 crianças de 3 a 12 anos, distribuídas em comissão de frente, bateria, baianinhas, dois casais de mestres-salas e porta-bandeiras mirins, destaques e mais oito alas. Na terça-feira (21), a Esurd fará o mesmo percurso do domingo com o “Bloco do Roçado de Dentro” com instrumentos de sopro e percussão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis