Plantão Infotech: O fim do Megaupload não reduziu a pirataria

Apesar do fim do Megaupload poder ser considerado uma vitória dos detentores de conteúdo contra a pirataria, o término do serviço não reduziu o número de downloads na internet.

De acordo com dados da consultoria DeepField Networks, o tráfego de dados por meio de servidores de disponibilização de arquivos quase não diminuiu.

Segundo a empresa, cerca de 30% a 40% do total de arquivos baixados vinha do Megaupload. Com o fim do serviço, este número foi rapidamente dividido entre centenas de outros sites semelhantes, que mantiveram o nível de downloads estável.

O que foi reduzido, sim, foi o volume total de dados movimentados na internet. Segundo a empresa, o tráfego global reduziu cerca de 3% desde o dia 18 de janeiro, quando os servidores do Megaupload foram desligados.

O que podemos deduzir disso? Que é ínútil fechar servidores. Um fecha, outros assumem o lugar... Para acabar com a pirataria na internet, será preciso acabar com a própria internet. O FBI tem cu pra fechar toda a internet? Duvido.

Obs: Corre pela internet um boato (ou não) de que Kim Dotcom, prevendo dias difíceis e sem sol na cadeia, prudentementente teria salvo todo o conteúdo do Megaupload em servidores na Rússia ou Estônia, fora do alcance dos tentáculos venenosos do FBI. Então fica a dica: Se você tem links do MU no seu site, não delete. Eles podem voltar ao ar a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis