Grammy 2012 celebra vida e obra de Whitney Houston e consagra Adele com seis prêmios

A morte inesperada de Whitney Houston, na noite de sábado (11), não abalou a festa do Grammy 2012, a maior premiação da música nos Estados Unidos. A cerimônia, que aconteceu neste domingo (12) no Staples Center de Los Angeles, lembrou a cantora em diversos momentos, mas também serviu de pano de fundo para a reunião dos veteranos Beach Boys e o retorno aos palcos de Adele com a consagração de seu trabalho.

Adele levou todos os seis prêmios a que concorria: canção do ano ("Rolling In The Deep"), melhor performance solo pop ("Someone Like You"), melhor álbum pop com vocal ("21"), melhor clipe ("Rolling In The Deep"), melhor gravação ("Rolling in the Deep") e álbum do ano ("21"). "Quero agradecer aos médicos que trouxeram minha voz de volta", disse ela, lembrando que estava afastada dos palcos desde outubro, após uma operação nas cordas vocais que a obrigou a cancelar seus compromissos pelo resto do ano.

O Foo Fighters, que também concorria a seis gramofones, ficou logo atrás, com cinco prêmios. A banda de Dave Grohl levou os prêmios de melhor performance de rock ("Walk"), melhor performance de hard rock/metal ("White Limo"), melhor canção de rock ("Walk"), melhor álbum de rock ("Wasting Light") e melhor filme musical ("Foo Fighters: Back And Forth").

Jennifer Hudson ficou responsável pela homenagem à Whitney Houston, cantando "I Will Always Love You" acompanhada apenas por um piano. Amy Winehouse, que morreu aos 27 anos em julho do ano passado, ganhou um prêmio póstumo de melhor dueto pela música "Body And Soul", que gravou junto com Tony Bennett. O troféu foi recebido pelos pais dela, Mitch e Janis, que subiram ao palco e lembraram quando a filha venceu, em 2008, cinco categorias no Grammy.

Kanye West, que liderava as indicações em sete categorias, levou apenas quatro prêmios: melhor performance rap ("Otis" com Jay-Z), melhor colaboração rap ("All Of The Lights" com Rihanna, Kid Cudi e Fergie), melhor canção rap ("All Of The Lights") e melhor álbum de rap ("My Beautiful Dark Twisted Fantasy"). A cerimônia televisionada do Grammy durou cerca de três horas e meia.

Shows e homenagens
A cerimônia do Grammy 2012 começou a ser transmitida ao vivo pela televisão às 23h com Bruce Springsteen e a E Street Band tocando "We Take Care of Our Own". O rapper LL Cool J entrou em cena na sequência lamentando a morte de Whitney Houston e fazendo uma prece à cantora, que teve sua imagem exibida em um telão cantando o hit "I Will Always Love You".

Vestido com terno dourado, Bruno Mars também homenageou Whitney em sua apresentação, ao som de "Runaway Baby". Bonnie Raitt e Alicia Keys fizeram uma homenagem a Etta James, que morreu em janeiro deste ano, com "A Sunday Kind of Love". Também se apresentaram Jason Aldean e Kelly Clarkson cantando "Don't You Want to Stay?", e Chris Brown com "Turn Up the Music" e "Beautiful People".

Em uma área externa do Staples Center, o Foo Fighters foi apresentando por Jack Black para tocar "Walk", single que ganhou prêmio de melhor canção de rock. Rihanna subiu ao palco cantando "We Found Love", e em seguida dividiu o palco com Coldplay ao som de "Princess of China". Chris Martin e banda ainda apresentaram "Paradise" sozinhos.

O aguardado retorno dos Beach Boys, que se apresentaram após 20 anos sem trabalhar juntos para comemorar os 50 anos de formação do grupo, teve Maroon 5 abrindo a apresentação com um trecho de "Surfer Girl" e a banda de indie pop Foster The People com o clássico "Wouldn't It Be Nice". Depois das homenagens, os veteranos apresentaram "Good Vibrations".

Na sequência, Stevie Wonder apresentou o show de Paul McCartney, com participação de Diana Krall ao piano e Joe Wals, que cantou "My Valentine". Outra esperada apresentação foi de Adele, que subiu ao palco entoando "Rolling In The Deep" à capella antes de entrar sua banda acompanhada por backing vocals. A cantora foi aplaudida de pé e por longos minutos.

O cantor Glen Campbell foi homenageado com um prêmio honorário. Ele, que foi diagnosticado com Alzheimer em junho de 2011, se apresentou ao vivo ao lado de Blake Shelton e The Band Perry, cantando "Like a Rhinestone Cowboy". Junto com ele, o brasileiro Tom Jobim, a estrela da música country George Jones, a cantora Diana Ross, e o grupo Allman Brothers Band também receberam homenagens pela contribuição à música. LL Cool J, ?uestlove e David Guetta juntaram-se em um tributo a Don Cornelius. The Civil Wars, Taylor Swift, Katy Perry, Carrie Underwood com Tony Bennett, e Nicki Minaj também se apresentaram no palco do Grammy.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis