Crato (CE): Bloco das Virgens vai passar por mudanças neste carnaval

O Ministério Público decidiu, neste ano, interferir num dos blocos mais tradicionais da região. O Bloco das Virgens passará por um disciplinamento, que vai desde o uso das fantasias ao som dos veículos. A meta é proporcionar uma diversão mais saudável. Para isso, foi realizada uma audiência pública e, agora, o processo de divulgação para conscientizar a sociedade.

São mais de 10 mil pessoas que saem às ruas do Crato na próxima sexta-feira, na abertura oficial do carnaval na região. Neste ano, o bloco mudará o percurso, em virtude das obras que estão sendo feitas no Centro da cidade, com a revitalização das praças. São cerca de três décadas de tradição, em que homens se vestem de mulher e saem às ruas, desfilando irreverência.

A concentração neste ano acontecerá na Avenida José Pinheiro Esmeraldo, no bairro São Miguel, por trás do Detran, a partir das 15h e sairá seguindo pela mesma avenida, em torno das 17h, seguindo até o Centro Cultural do Araripe. Segundo o organizador André Lacerda, que compareceu à audiência, a proposta de percurso tem sido importante, já que, antes, havia área de silêncio e residencial.

Questões como pornografia e o uso de instrumentos obscenos serão combatidos durante o desfile, além da poluição sonora. Para preservar a segurança das pessoas, não será permitida, neste ano, a circulação de carros e motos entre os brincantes. Motos com descargas alteradas serão apreendidas e liberadas somente depois do carnaval, mediante pagamento de multa e retirada do escapamento.

A aferição com um decibelímetro será realizada antes da saída do trio oficial do desfile e de mais dois que acompanham o cortejo. Os três veículos terão uma distância adequada para que não haja poluição sonora. O disciplinamento dos foliões também acontecerá a partir das concentrações em bairros, na preparação dos foliões. Os carros com volume alto, principalmente os paredões de som, atuando de forma paralela à festa carnavalesca, não serão permitidos.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Crato já está intensificando a fiscalização dos veículos que se encontram irregulares. Várias apreensões têm acontecido, como forma de facilitar o trabalho durante o carnaval. O diretor do órgão, Joatan Sousa, afirma que, durante o desfile do bloco, estarão funcionando duas coordenações, uma para atuar exclusivamente voltada para a organização do trânsito na cidade durante a passagem dos trios com os foliões.

Conselho Tutelar
A atuação do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente no desfile também será de forma mais efetiva, já que, nos anos anteriores, houve registro de crianças e adolescentes ingerindo bebida alcoólica. A própria promotora chegou a flagrar um adulto dando cerveja em uma madeira a uma criança. Um trabalho educativo será realizado antes, com a distribuição de cartazes e panfletos com informações educativas.

Segundo a promotora Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, a intenção desse trabalho não é acabar com a alegria das pessoas, mas promover uma festa saudável e como mais alegria. Ela solicitou o fortalecimento da segurança, como forma de minimizar as ocorrências. Segundo o supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão, Francisco Rabelo, um dos pontos importantes para possibilitar mais segurança, será a centralização do desfile.

O trabalho de segurança será feito de forma integrada, com as polícias Civil, Militar e Ambiental, contando com apoio do Demutran e Guarda Municipal.

O Bloco das Virgens nasceu de forma modesta, ainda no bairro Mirandão. A irreverência de um pequeno grupo de foliões contagiou a cidade e, hoje, é uma das grandes atrações carnavalescas no Estado.

Mais informações
Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude Centro Cultural do Araripe
Centro de Crato
Telefone: (88) 3523.2365

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis