Chávez viaja a Cuba para retirar tumor

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou nesta sexta-feira a Cuba para retirar um tumor da mesma região de onde já extraiu um câncer, informou a TV estatal.

"Prometo que lutarei duro nestas próximas horas e que venceremos esta nova dificuldade", disse Chávez no Aeroporto Internacional de Maiquetía, antes de pegar o avião para Havana.

Chávez, acompanhado por suas três filhas, foi levado ao aeroporto por uma caravana que reuniu milhares de partidários do presidente.

"Inundado de amor, eu, sabendo como estou, como estamos, parto para Havana, esta heróica cidade, este país irmão (...) onde como já sabem serei submetido a uma nova intervenção cirúrgica nos próximos dias para seguir batalhando contra esta terrível doença...".

Chávez também prometeu que defenderá "milímetro a milímetro, palmo a palmo, esta vida que pertence a vocês", ao se despedir dos empregados do Palácio Presidencial.

Na quinta-feira, o presidente admitiu que é grande a probabilidade de ter um tumor maligno no mesmo local de onde extraiu um câncer em 2011.

"Ninguém pode dizer neste momento que é outro tumor maligno (...) mas a probabilidade de que seja maligno é superior", admitiu o presidente, de 57 anos, que em junho do ano passado retirou um câncer na região pélvica.

"Oxalá não seja (maligno), mas a probabilidade existe (...) e é preciso estar preparado para isto", disse Chávez, que será operado no início da próxima semana.

O tumor, de quase dois centímetros de diâmetro, foi detectado durante exames médicos no sábado passado, em Havana, revelou Chávez na terça-feira, sem informar a natureza ou a localização do câncer.

Chávez não utiliza a palavra "tumor" para descrever o problema e nega sofrer de metástase, que é a difusão do câncer para outros órgãos.

Durante uma reunião do gabinete na quinta-feira, Chávez prometeu que seguirá governando após as eleições presidenciais de outubro, "com câncer ou sem ele".

"Não voltarão (a governar), com ou sem câncer. Com doença ou não, não voltarão ao poder. Podem ter a certeza de que venceremos por nocaute no dia 7 de outubro", garantiu o presidente.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis