Barbalha (CE): Curso promove consciência ecológica

Os resíduos sólidos que foram jogados no perímetro da vila do Caldas, Município de Barbalha, ao longo dos anos, estão sendo recolhidos. Após um curso de formação de condutores de ecoturismo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) há cinco anos, teve início uma nova consciência ecológica, que originou o projeto EcoCaldas.

A ação hoje beneficia a população através da conservação ambiental, além de desempenhar a limpeza das trilhas ecológicas na comunidade, o projeto visa reverter toda degradação ambiental que foi causada às áreas e também gerar renda para as famílias dos operadores ecológicos envolvidos no projeto.

O maior problema da degradação ambiental no Caldas está ligado à grande quantidade de vidro abandonada nas levadas das fontes e rios, principalmente por frequentadores de balneários e clubes próximos ao distrito. Das 20 toneladas de lixo já retiradas do local, quatro eram de vidro - material cuja decomposição pode demorar séculos.

O projeto se propôs a fazer a limpeza do Pé da Serra do Araripe até o limite com a Floresta Nacional do Araripe (Flona), que é uma área de preservação ambiental. Mas o EcoCaldas vai além da purificação das trilhas ecológicas, realizando a coleta seletiva domiciliar de lixo. Entretanto, a porcentagem de colaboradores ainda é pequena, chegando a apenas 10% em relação ao total de moradores da vila.

A ação já está dando bons frutos. Antes, o material era jogado e espalhado no meio ambiente, enfeava a paisagem propiciava a proliferação de vetores causadores de doenças. O EcoCaldas tornou-se uma referência para o Ecoturismo em todo o Cariri. O objetivo é explorar a fauna e flora regional, além de mostrar a riqueza histórica e cultural do povo para os visitantes.

As trilhas do EcoCaldas já receberam cerca de mil turistas, entre estudiosos, curiosos e pesquisadores que se interessam pela questão. As trilhas contam a história de plantas, aves e da biodiversidade como um todo.

Diante do pouco apoio, o desafio do projeto é desenvolver o grande potencial para o ecoturismo da região, criando possibilidades de trabalho e renda em vários setores. Segundo o mentor do EcoCaldas, Massimiliano Braletta, o projeto vai valorizar a identidade cultural do moradores do Caldas. "As pessoas vão poder se orgulhar de morar em um lugar que segue os padrões ecológicos corretos", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis