Plantão Infotech: Anonymous diz ter derrubado Itaú e promete atacar outros bancos

O grupo de hackers Anonymous anunciou um ataque aos sites de bancos brasileiros durante toda esta semana, a mais movimentada dos bancos pela internet devido ao pagamento do salários de funcionários. O anúncio aconteceu por meio da conta do Anonymous no Twitter.

O primeiro banco a ser atacado, segundo o Anonymous, foi o Itaú. De acordo com a assessoria de imprensa do Itaú, o site do banco ficou fora do ar durante alguns momento de hoje "mas a normalidade foi retomada em seguida". A causa da indisponibilidade não foi informada pelo banco. Segundo testes do iG, apesar de voltar a funcionar, o site enfrenta lentidão.

A assessoria de imprensa do Itaú lembra que, além da internet, os clientes podem entrar em contato com o banco por meio do telefone, caixas eletrônicos e agências, caso o site esteja indisponível.

De acordo com a conta do Anonymous brasileiro no Twitter, os ataques ao site do Itaú devem continuar durante as próximas 12 horas. Em ataques com o objetivo de tirar sites do ar, os hackers utilizam técnicas de DDoS, que consistem em uma grande quantidade de máquinas acessando o site ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o servidor que, ao não conseguir processar todas as solicitações, sai do ar ou apresenta lentidão.

Por meio da conta no Twitter, o grupo de hackers ameaça também outros bancos que devem sofrer ataques ao longo desta semana. O Anonymous não informou quais bancos serão prejudicados com ataques DDoS. A série de ataques foi batizada de #OpWeeksPayment, em referência a semana de pagamentos processados pelos bancos brasileiros ao longo dos próximos dias.

Fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis